Nesta quinta-feira (23), o Chef João Diamante foi o responsável pelo almoço exclusivo oferecido pelo presidente Lula, em homenagem ao Benin, durante a visita do presidente do país da África Ocidental, ao Brasil. O banquete foi realizado no Palácio Itamaraty, em Brasília.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
No cardápio, o chef utilizou ingredientes em comum entre Benin e Brasil, como mandioca, quiabo, azeite de dendê entre outros. “Esse foi um momento oportuno de fazer algo que falasse um pouco do Benin e do Brasil, em um lugar só. Então peguei ingredientes dos dois lugares para a gente se sentir em casa“, disse João, ao Notícia Preta.
Diamante é o protagonista da série “Origens – Um chef brasileiro no Benin, com João Diamante”, que em quatro episódios, mostrou a tretória do Chef com o país africano. No documentário, o chef circulou por feiras livres, pesquisou alimentos típicos da região, cozinhou com chefs locais e se emocionou revivendo o trajeto de grande parte dos escravizados enviados para as Américas.
“Foi especial poder também devolver um pouco da hospitalidade, do sentimento que eles tiveram comigo quando eu estive lá, e hoje poder receber para o presidente do Benin para toda a comitiva, foi muito especial. Fiquei muito feliz, muito lisongeado e com certeza não vou esquecer“, afirma João, que cozinhou pela segunda vez para chefes de Estado a convite do presidente Lula.
Leia também: Chef João Diamante recebe título de melhor projeto social do mundo pelo The 50 Best in The World