Casamendoeira (BA) abre inscrições gratuitas para ocupação artística

Screenshot_20230404_111452_Gallery.jpg

Até o próximo dia 21 de abril, estão abertas as inscrições para residências artísticas para a Ocupação Casamendoeira, localizada no povoado do Cruzeiro, em Conceição da Feira (BA), entre os dias 20 e 31 de maio de 2023.

A chamada é voltada exclusivamente para mulheres baianas (trans, travesti, cis), ou que morem em território baiano há pelo menos dois anos, com trajetória de produções em artes visuais, nas diversas linguagens – desenho, gravura, pintura, fotografia, instalação, videoarte, videoinstalação, performance, dentre outras.

Foto: Divulgação

As inscrições para tal imersão criativa são gratuitas e podem ser realizadas através de link disponível no Instagram do projeto, onde também está disponível o edital. O resultado será divulgado dia 2 de maio, também nas redes sociais do projeto.

As quatro mulheres selecionadas irão vivenciar 12 dias de residência na casa, localizada na encruzilhada de terra massapê do Recôncavo Baiano e da “quentura” sertaneja. A partir dessa vivência que marca a inauguração da Casamendoeira, o objetivo do projeto é que as residentes possam fazer intercâmbios artístico-poéticos e produzam narrativas visuais que dialoguem com as memórias da casa, seus ambientes e as habitantes do lugar.

“Terra que brota fruto. Adubo. Chão cavado, líquido submerso. Água e Terra. Adobe que se faz morada. Casa. Lugar de pouso, exposição. Memória ancestral. Planta que é cumeeira, amendoeira. Terreno encruza, partilha ancestral. Plantio aguado, reflorestado. Árvore a brotar artes. Todo este jogo de palavras é ‘casamendoeira’, intervenção artística a ser realizada em um espaço que influencia minhas experiências performativas e poéticas”, destaca Deisiane Barbosa, idealizadora da residência.

Leia também: Festival Papagaio Cultural recebe 60 atrações em BH

Além das criativas selecionadas pela convocatória, mais quatro artistas foram convidados para a vivência, com o intuito de intercambiar pesquisas e trabalhos desenvolvidos – Tina Melo (artista visual e performer), Rebeca Carapiá (artista e educadora), Luciane Ramos (artista da dança e antropóloga) e Tiganá Santana (cantor, compositor, poeta e educador). O objetivo é promover a integração das artes visuais com a literatura e outras possíveis linguagens, em formatos diversos.

Deixe uma resposta

scroll to top