Uma das parcerias mais vitoriosas da Fórmula 1 chegou ao seu fim oficialmente nesta quinta-feira (01). Lewis Hamilton e a equipe Mercedes anunciaram a saída do piloto britânico ao fim da temporada 2024; ele vai para a Ferrari em 2025, com contrato multianual, sem duração revelada.
A mudança causou surpresa: o britânico de 39 anos tinha contrato com a equipe alemã até o fim de 2025, mas rompeu o vínculo para substituir Carlos Sainz já no próximo ano, que antecede uma grande mudança de motores no regulamento em 2026.
“Tive incríveis 11 anos com essa equipe e estou tão orgulhoso do que atingimos juntos. A Mercedes faz parte da minha vida desde que eu tenho 13 anos de idade. É um lugar onde cresci, então tomar a decisão de partir foi uma das mais difíceis que já tomei. Mas o momento é certo para mim, para que eu tome esse passo, e estou animado por assumir um novo desafio” disse Hamilton.
“Vou ser eternamente grato pelo incrível apoio da minha família da Mercedes, especialmente a Toto (Wolff, chefe de equipe) por sua amizade e liderança. Quero terminar pela porta da frente. Estou 100% comprometido em entregar a melhor performance que eu puder nessa temporada e fazer do meu último ano com as Flechas de Prata algo a ser lembrado”. acrescentando Hamilton.
O anúncio foi antecipado por uma reunião da Mercedes com seus funcionários. Segundo o jornal Sky Sport, a conversa durou cerca de dez minutos e, nele, a equipe alemã confirmou a saída de Hamilton rumo à Itália em 2025.
Pelo time da Mercedes, Lewis Hamilton disputou 222 GPs e conquistou 82 de suas 103 vitórias, além de 78 pole positions e 148 pódios. Ele não sobe ao lugar mais alto do pódio desde 5 de dezembro de 2021, no GP da Arábia Saudita. A temporada sem pódio tornou-se algo inédito na carreira do heptacampeão em 2022.
Leia também: Ara ketu confirma participação no Carnaval de Salvador 2024 após acordo com prefeitura
A F1 retorna em 2 de março de 2024 com o GP do Bahrein, primeira de 24 etapas na maior temporada da história da categoria.