Carnaval 2023: Especialistas dão dicas de como se cuidar nos 5 dias de folia

carnaval-freepik-scaled-1.jpg

O Carnaval está chegando e o momento não dispensa uma folia. A data é uma festa que representa não apenas a cultura brasileira, como carrega, principalmente, traços simbólicos da ancestralidade africana. Esse é mais um período para celebrar (com responsabilidade) as riquezas do samba, funk, pop e maracatu.

Não importa onde você pretende aproveitar o Carnaval. Seja em Recife, Manaus, Salvador ou até mesmo no bloquinho do seu bairro, os cuidados com a saúde devem ser priorizados. Pensando nisso, o Notícia Preta bateu um papo com dois especialistas da área da saúde para te ajudar a ter um pré e pós-Carnaval mais saudável.

No carnaval, é importante se hidratar durante toda folia – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A dermatologista Nandara Paiva deu algumas dicas de como recompor a pele após a exposição ao período de Carnaval. Ela fala sobre como é importante aumentar o consumo de água nesse período: “Ingestão hídrica é o mais importante de tudo”, afirma.

Assim como a especialista, o endocrinologista Paulo Oliveira também fez alerta para a hidratação. Além disso, ele explica quais são as melhores formas de manter um bom condicionamento físico principalmente no pós-Carnaval.

LEIA TAMBÉM: Museu da Cidade realiza exposição “Intersecções: Negros(as), Indígenas e Periféricos(as) na cidade de São Paulo”

Abaixo, veja as principais dicas da Dra. Nandara Paiva e do Dr. Paulo Oliveira:

Hidratação

Uma boa hidratação é de extrema importância para todo o funcionamento do organismo, afirmam os especialistas. Beber uma boa quantidade de água em uma semana onde as pessoas tendem a gastar mais energia é fundamental. Além disso, é importante que o consumo de líquidos não alcoólicos seja constante, principalmente nos dias de folia.

O médico Paulo Oliveira comenta sobre o consumo de bebidas alcoólicas. Afirma que a combinação de álcool e sol pode ocasionar um maior risco de desidratação. Por esse motivo, cabe avaliar quais serão as bebidas que trarão menos aspectos negativos para o seu pós-festa.

A fim de evitar a famosa “ressaca”, o endócrino recomenda que além do consumo de água, tanto as bebidas destiladas (vodka, cachaça, caipirinha) quanto as bebidas fermentadas (cervejas e vinhos) sejam consumidas moderadamente.

“Ainda que seja Carnaval, a melhor bebida é aquela que você bebe menos. Ou seja: destilado, pelo maior teor alcoólico, precisa de uma menor ingestão para atingirmos o ‘estado da alegria’”, comentou o Dr. Paulo Oliveira.

LEIA MAIS: Ministério da Cultura e Banco do Nordeste (BNB) divulgam Programa de Patrocínios para artistas e produtores culturais

Cuidados com a pele

É muito comum que os carnavalescos se exponham por um longo período sob os principais raios solares (UVA e UVB). Sobretudo no Carnaval, onde as pessoas têm o hábito de usar maquiagens, tintas, purpurina, glitters e demais apetrechos que fazem contato direto com a pele, o cuidado com o rosto e as demais regiões do corpo devem ser redobrados.

“A preparação da pele antes de se expor ao sol é hidratar. Antes de qualquer coisa. E protetor solar antes de fazer a maquiagem”, pontua.

Como dermatologista, a Dra. Nandara Paiva afirma que não há problema algum em fazer uso desses itens durante o dia todo. Ela alerta, no entanto, que certos cuidados devem ser tomados na produção das maquiagens e fantasias que venham interferir na pele.

De acordo com a dermatologista, o grande perigo está em dormir com maquiagem e não realizar a higienização correta da pele: “O problema é dormir com a maquiagem. Porque [a pele] fica o dia inteiro acumulando poeira, célula morta, oleosidade… [Isso] acaba gerando o quadro acneico, que aumenta a obstrução dos portos”, revela.

A única restrição, porém, é para aqueles produtos que possuem parabeno, flúor, chumbo e formaldeído na composição. Nandara explica que tais componentes são elementos que podem causar irritação na pele.

LEIA MAIS: Carlinhos Brown recebe Iza no circuito Barra-Ondina, em Salvador

Evite a “doença do beijo”

Outra parte do corpo que é pouco mencionada, mas que para muitos chega ser a atração principal do Carnaval, são os lábios. Sendo assim, a boca é uma região que também deve ficar em alerta.

“Para a boca, o ideal é hidratar com produtos específicos que já existem no mercado, mas também focar no princípio ativo, que é à base de manteiga de karité, manteiga de cacau, e pantenol”, sugere a Dra. Nandara.

Além disso, a boca é o principal veículo de transmissão de diversos vírus. A “doença do beijo”, como é popularmente conhecida, trata-se, na verdade, de uma mononucleose. Essa é uma infecção viral, geralmente manifestada por sintomas semelhantes ao de uma gripe, como dores de cabeça, mal-estar e dores no corpo.

O Dr. Paulo, no entanto, enfatiza que para além da troca de saliva existem outras formas de contrair a virose. E o compartilhamento de itens pessoais é uma delas. Com isso, o médico recomenda as seguintes medidas de prevenção:

  • Higienizar bem as mãos (inclusive com álcool em gel);
  • Não dividir talheres, comidas e bebidas; e
  • Evitar tossir ou espirrar perto de outras pessoas (criar uma barreira, como colocar um objeto na frente por exemplo).

LEIA TAMBÉM: Justiça do Rio proíbe desfile de menores nas divisões de acesso do carnaval

Pré-Carnaval

Segundo o endocrinologista, os aliados de um carnaval com muita energia serão sempre a alimentação e o elevado consumo de água. “É importante manter uma hidratação adequada e uma boa alimentação, dando preferência às frutas, proteínas, hortaliças e fibras”, diz.

No caso de dores musculares ou qualquer queixa de mal-estar, ele não indica o uso de energéticos, muito menos o uso simultâneo de álcool e medicamentos: “O álcool sempre pode aumentar ou diminuir a absorção e os efeitos de medicações. Então o recomendado é que se evite essa combinação”.

Pós-Carnaval

Para muitas pessoas, chega ser difícil aceitar o fim do Carnaval. E se nesse período você “bebeu além da conta” ou deixou a desejar nos cuidados com a pele, a Dra. Nandara afirma que o ideal é fazer um detox.

Quando chega o momento de retornar à vida normal, é preciso tomar muita água para “tentar recuperar o que perdeu”. E a recomendação vale principalmente para quem consome bebidas alcoólicas.

O mesmo é indicado para quem ficou em bloco e perdeu muita água, seja por evaporação ou pelo suor. Ela ressalta o cuidado com a pele: “a melhor opção são hidratantes com fator protetor solar na composição. Isso ajuda muito na hidratação da pele e na recomposição após a folia”.

Deixe uma resposta

scroll to top