Carnaval em Belém (PA) começa no dia 10 de fevereiro com desfile das escolas de samba

IMG_1057.jpg

O carnaval em Belém (PA) promete agitar a capital paraense no mês de fevereiro e março. O evento vai acontecer em duas etapas, iniciando com os desfiles de escolas de samba e blocos nos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro, entre os dias 10 e 13 de fevereiro.

Já os desfiles em Belém, na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica Davi Miguel, ocorrerão do dia 23 de fevereiro a 2 de março, no bairro da Pedreira. Além disso, a edição deste ano, contará com concursos carnavalescos das Escolas de Samba dos 1º, 2º e 3º Grupos e com competições entre os Blocos em Belém. 

O carnaval em Belém do Pará promete agitar a capital paraense no mês de fevereiro e março – Foto: João Gomes/ Agência Belém

Inclusive, estas disputas também serão realizadas nos distritos de Icoaraci, Outeiro (Ilha de Caratateua) e Mosqueiro. Os blocos carnavalescos, anualmente, percorrem as principais ruas da capital. O mais conhecido é o famoso “Rabo do Peru”, que há 28 anos, é tradicionalmente realizado na quarta-feira de cinzas, no Distrito de Icoaraci, assim, marcando o encerramento das festividades locais.

Aliás, este bloco foi declarado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará, de acordo com o projeto de Lei nº 92/2023.  Além do mais, o bloco Pretinhos do Mangue é bem conhecido, e existe há mais de três décadas. Ele chama atenção por “pregar” a conservação ambiental; o bloco do Fuxico, do Açaí, da Gaiola e o bloco Pisca da Velha Chica também são bem conhecidos na localidade.

As escolas que marcaram presença no desfile do ano passado também participarão este ano: Acadêmicas de Samba da Pedreira, Embaixada de Samba do Império Pedreirense, Rancho Não Posso me Amofiná, Piratas da Batucada, Deixa Falar, Os Colibris, Associação Carnavalesca Xodó da Nega, Associação Carnavalesca Bole – Bole, Escola de Samba da Matinha Império de Samba Quem São Eles, entre outras.

Além dos desfiles das escolas de samba, o carnaval de Belém vai contar com os desfiles das rainhas. As festividades serão marcadas de muita cultura e tradição, com comidas típicas, banhos de lama no manguezal, máscaras, cordões de “bicho” e boi-bumbá, bandas locais e nacionais. Os paraenses gostam de mostrar suas criatividades principalmente quando o assunto é festa carnavalesca.

A folia conta com a organização da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), a programação ocorre em gestão compartilhada com colaboração de entidades representativas tais como as Escolas de Samba Carnavalescas Associadas (ESA); Liga Independente de Blocos Carnavalescos de Belém (Libel); Liga Independente de Escolas de Samba de Icoaraci (Libei); Liga Independente de Blocos e Escolas de Samba de Outeiro (Lisbecout ); Liga Paraense das Agremiações Carnavalescas (Lipac) e o Grupo Único de Mosqueiro.

Confira a agenda dos desfiles:

Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos – Distritos

Icoaraci (Grupo Único)
10/02/24 (sábado) – A partir das 19h
Mosqueiro (Grupo Único)
11/02/24 (domingo)- a partir das 19h
Outeiro (Grupo Único)
13/02/24 (terça-feira) – a partir das 19h

Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos – Belém (Aldeia Cabana)

3º Grupo
23/02/24 (sexta-feira) – 19h
2º Grupo
24/02/24 (sábado) – 19h
1ºGrupo
25/02/24 (domingo) – 17h

Passagem de som das Escolas de Samba do 1º Grupo
27/02/24(Terça-feira) e 28/02 (quarta-feira) – 20h

Concurso/Desfiles de Escolas de Samba – 1º Grupo

01/03/24(sexta-feira) – 20h e 02/03/24(sábado) – 19h

Apuração – Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos/Distritos

Distrito de Icoaraci
14/02/24 (quarta-feira) – 16h
Distrito de Mosqueiro
15/02/24 (quinta-feira) – 16h
Distrito de Outeiro
16/02/24 (sexta-feira) – 16h

Apuração – Escolas de Samba dos grupos 1º, 2º e 3º e Blocos Carnavalescos/Belém

06/03/24 (Quarta-feira) – 10h

Leia também: Iza anuncia bloco “Bonde Pesadão” no carnaval de São Paulo

Aline Rocha

Aline Rocha

Aline Rocha é Graduada em Licenciatura em Linguagens e Códigos- Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-Graduada em Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. É integrante do grupo de pesquisas: GEPEFop LAPESB- Laboratório de pesquisa Pierre Bourdieu: Análise sobre a prática pedagógica.Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na qual ministrou aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 6º ano e 9º ano, tanto na modalidade regular como na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre 2018 a 2020. Atuou como bolsista Capes no Programa Residência Pedagógica, em que ministrou aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 9º ano, 1º ano e 3º ano do Ensino Médio, entre 2020 a 2022. Atuou como monitora voluntária na disciplina de Linguística Textual, na turma 2018, do curso de Linguagens e Códigos-Língua portuguesa, na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é Professora da Educação Básica e pesquisadora Antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top