Cantora Ananda registra boletim de ocorrência por crime de racismo contra Ana Paula Minerato

Website-Citacao-Longa-com-Botao-e-Imagem-de-Fundo-Branco-Preto-1.png

Após o vazamento de áudios com ofensas racistas sobre a cantora Ananda, do Grupo Melanina Carioca, registrou um boletim de ocorrência contra a modelo Ana Paula Minerato, que ofendeu Ananda de “empregada de cabelo duro” e “neguinha”. O boletim foi registrado como crime de racismo na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27).

Ananda já havia se pronunciado sobre o caso, e afirmado que tomaria providências sobre o assunto. “Não tenho medo de você não, tá?! Agora tu vai ver o que tu arrumou pra tu“, disse quando o áudio começou a repercutir. Ao g1 a delegada da Decradi, que acompanha o caso, afirmou que Ana Paula deve ser intimada a prestar depoimento.

Ananda decidiu registrar um boletim de ocorrência por racismo, contra Ana Paula Minerato /Foto: Reprodução – Redes Sociais

A Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania de São Paulo afirmou que abriu uma investigação sobre o áudio vazado, a partir da Ouvidoria da Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN), que pretende notificar os envolvidos.

A Deputada Federal Erika Hilton (PSOL) também pediu que o Ministério Público que investigue Ana Paula Minerato por racismo, por conta do episódio.

A modelo, que foi demitida da Rádio Band FM, onde trabalhava desde 2018, e desligada da Escola de Samba Gaviões da Fiel, em que era musa, mandou o áudio sobre a Ananda, por ciúmes do namorado.

Empregada do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro? Não sabia que você gostava de mina com cabelo duro. Você gosta de mina com cabelo duro? Cabelo duro você gosta? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Você gosta de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né. Alguém ali o pai ou a mãe veio da África“, diz no áudio.

Ana Paula chegou a pedir desculpas em suas redes sociais. Chorando, aparentemente sentada no chão de um closet, de roupão branco e sem maquiagem, a modelo assumiu ter feito o áudio. “Eu estou muito mal, porque eu sei que foi algo horrível. Até quero pedir desculpas para todo mundo que se sentiu ofendido, porque realmente foi uma ofensa a uma pessoa que eu nem conheço. Então eu quero muito pedir desculpas para todo mundo, quero pedir desculpas pra Ananda, pedir desculpas de verdade, deixe aqui registrado o meu pedido de perdão“.

Leia também: “Quero pedir desculpas a todo mundo que se sentiu ofendido”, diz Ana Paula Minerato após vazamento de falas racistas

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top