Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 podem ser feitos até o dia 28 de maio, pela página do participante.
Apesar da abertura do processo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não divulgou as datas de aplicação da prova.
Quem pode pedir a isenção?
No Enem 2021, os seguintes perfis poderão deixar de pagar a taxa de inscrição:
- matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021;
- alunos que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas (desde que a renda mensal familiar per capita seja igual ou inferior a 1,5 salário mínimo);
- pessoas em vulnerabilidade econômica inscritas no CadÚnico.
Pelo cronograma, o resultado será divulgado em 9 de junho.
Caso o pedido de isenção seja negado, o candidato poderá recorrer entre 14 e 16 de junho. A resposta ao recurso será enviada em 25 de junho.
Leia também: Inep e CNE divergem sobre informações quanto a data do Enem 2021
Ministro da Educação diz que Enem 2021 pode ser ‘em outubro, novembro’
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou na última sexta-feira (14) que “tudo indica” que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 vai ocorrer em outubro ou novembro deste ano.
Recentemente foram divulgados alguns despachos internos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o Enem, que indicavam que as provas da edição deste ano estão marcadas para 16 e 23 de janeiro de 2022.
“Foi um documento em que se discutia. Está tudo previsto. Tudo indica que lá para outubro, novembro [o exame vai ocorrer]. A data vai ser verificada de acordo com o andamento da pandemia”, disse Ribeiro durante a inauguração de um centro de ensino infantil em Blumenau (SC).