Canal Futura abre inscrições para edital para documentário sobre elementos da cultura afro-brasileira e indígena

pexels-atc-comm-photo-1903308-scaled.jpg

Edital vai selecionar um projeto para a realização de documentário focado na valorização dos patrimônios históricos, culturais, sociais e das identidades afro-brasileira e indígena 

Até o dia 8 de novembro estão abertas as inscrições para o edital ’14º Pitching Doc Futura’, que tem como proposta selecionar projetos idealizados por produtoras de todo o Brasil, para a coprodução de um documentário exclusivamente para o Canal Futura. O tema desta edição é focado na valorização dos patrimônios históricos, culturais, sociais e das identidades afro-brasileira e indígena.

Será aceito apenas um projeto por produtora, e o projeto vencedor receberá R$ 150 mil, para a realização de todas as etapas de formatação, conteúdo, pesquisa, direitos autorais, produção, realização e finalização, do audiovisual de 52 minutos de duração. O edital e as inscrições podem ser acessados no site do canal.

O documentário pode ter como tema: músicas, danças, festas populares, religiosidade, culinária, desigualdade social, afro-oportunismo, cultura antirracista, branquitude, políticas públicas, relações raciais, afrofuturismo, negros e indígenas na ciência, tecnologia e inovação, empreendedorismo negro e indígena, direitos dos povos indígenas, oralidade, amazofuturismo, educação indígena, ancestralidade, costumes, valores, diversidade, rituais, lendas e contos, interação com o meio ambiente e tecnologias indígenas na culinária, medicina, arquitetura e engenharia.

As inscrições para o edital vão até o dia 08 de novembro /Foto: Pexels

Serão levadas em conta a qualidade da ideia e da estrutura apresentadas; o histórico da produtora; a consistência e economicidade do orçamento previsto e melhor preço; a idoneidade da proponente; o cronograma de execução; a viabilidade da produção; e a pertinência na abordagem do tema em questão. O Canal Futura aceitará projetos em desenvolvimento desde que com roteiros, mas terão preferência projetos ainda no início, pois o Futura tem interesse em apoiá-los e supervisioná-los como um todo. 

Visando o aprimoramento e a ampliação do alcance da sua proposta de documentário, os proponentes finalistas terão a chance de encontrar profissionais do mercado audiovisual, incluindo outros canais de televisão, e do terceiro setor, que darão orientações de conteúdo antes da defesa final dos projetos.

São as Rodadas de Mentoria, que se revelam uma oportunidade de networking e articulação de novas parcerias. Esse encontro acontecerá de forma virtual, no dia 24 de novembro, dias antes da defesa dos projetos finalistas, que também será de forma online, no dia 6 de dezembro.  

Calendário: 

Sobre o Futura   

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. 

Leia também: MetrôRio lança Edital de Seleção de Projetos Socioculturais 2024

Deixe uma resposta

scroll to top