Câmara aprova requerimento de urgência para projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional

deputada-reginete-bispo-pt-rs-foi-relatora-do-projeto-na-camara-zeca-ribeiro-camara-dos-deputados-.webp

Nesta terça-feira (21), a Câmara dos Deputados aprovou um requerimento que pede urgência para a votação de um projeto de lei que torna o dia 20 de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, feriado nacional. Foram 303 votos a favor da medida urgente, e 15 contrários.

A proposta já foi aprovada no Senado em 2021, e com o pedido de urgência, a intenção é que o seja votado o mais rápido possível na Câmara. Se aprovado sem vetos, como o que foi aprovado pelos senadores, o texto segue para sanção presidencial. Se os deputados decidirem alterar o texto, ele volta ao Senado para nova análise.

Deputada Reginete Bispo (PT-RS) foi autora do pedido de urgência do projeto na Câmara / Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Atualmente, o Dia da Consciência Negra é feriado em apenas seis estados, e em torno de mais de mil municípios.

A recém formada Bancada Negra solicitou ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que o PL seja votado rapidamente. A autora do pedido de urgência, a deputada Reginete Bispo (PT-RS), ao justificar o pedido, lembrou que a data já faz parte do calendário nacional desde 2011, mas não tem a devida importância, já que na ocasião o Congresso decidiu não tornar o dia feriado.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra pode tornar-se um passo importante na direção do conhecimento, do fortalecimento do nosso país, da democracia“, disse a deputada.

De acordo com a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), pelo Brasil ter enfrentado quase quatro séculos de escravidão e uma “abolição inconclusa“, a data é “para anunciar as dores e também anunciar os feitos da população negra“.

Leia também: Dia da Consciência Negra: a importância da temática ser abordada o ano inteiro 

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top