Butantan produzirá imunoterapia contra 40 tipos de câncer para o SUS

vacina-remedio-seringa-agulha-foto-tomaz-silva-agencia-brasil.webp

O governo federal firmou nesta quinta-feira (26) um acordo para nacionalizar a produção de um dos principais medicamentos de imunoterapia contra o câncer. A parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Butantan e a farmacêutica MSD prevê a fabricação do pembrolizumabe no Brasil, com o objetivo de ampliar o acesso ao tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

O medicamento já tem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é indicado para quase 40 tipos de tumores. Atualmente, ele é amplamente utilizado na rede privada, mas tem uso restrito no SUS devido ao alto custo. Uma única sessão no setor privado pode chegar a cerca de R$ 97 mil, e o tratamento contínuo ultrapassa centenas de milhares de reais.

A parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Butantan e a farmacêutica MSD prevê a fabricação do pembrolizumabe no Brasil – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.

Diferente da quimioterapia, que atua diretamente sobre as células tumorais, as imunoterapias estimulam o sistema de defesa do organismo. O pembrolizumabe bloqueia mecanismos que os tumores usam para escapar da ação das células de defesa, permitindo que o sistema imunológico volte a atacar o câncer.

No SUS, o acesso ao imunoterápico está limitado ao tratamento de melanoma avançado. A inclusão para outros tipos, como pulmão, mama, esôfago e colo do útero, ainda depende de análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). O Ministério da Saúde afirma que a decisão considera benefícios clínicos e o impacto financeiro.

A previsão é que a transferência de tecnologia da MSD para o Butantan ocorra em até dez anos. A produção nacional deve reduzir os custos e viabilizar a ampliação do uso no sistema público.

Leia mais notícias por aqui: África do Sul diz ter sido excluída do G7 após pressão dos EUA; França nega veto

Thayan Mina

Thayan Mina

Jornalista pela Faculdade de Comunicação (FCS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente mestrando pelo PPGCOM da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top