Brincadeiras infantis são destaque todas as sextas de abril na Arena Dicró (RJ)

2023_01_25_Observatorio-de-Favelas_Arena-Carioca-Dicro_Colonia-de-ferias_Ramon-Vellasco.jpg

Brincadeiras de ruas, tabuleiros, jogos lúdicos, trava-línguas, contação de histórias e muita imaginação. Essas são algumas das atividades que a criançada vai encontrar na Arena Dicró, na Penha, na Zona Norte do Rio, durante todas as sextas-feiras de abril. Até o fim do mês, das 14 às 16 horas, a arte educadora Marjory Leonardo apresenta uma série de brincadeiras para a garotada no Quintal da Dicró.

Coordenadora de produção da Arena Dicró, Gisele Jacob comentou que a ideia de ter um programa desse tipo surgiu no período das férias escolares. E além da proposta de apresentar brincadeiras lúdicas, sem ter a presença de nenhum aparelho eletrônico, o importante, na opinião dela, é que as crianças conheçam novas pessoas e convivam entre si fora do ambiente escolar.

Crianças terão espaço para brincadeiras na Arena Dicró – Foto: Ramon Vellasco

“O Quintal da Dicró foi inspirado no período de férias do espaço, assim acreditamos ser de extrema importância ter uma programação gratuita para o público infantil em um espaço público de cultura. É uma oportunidade para marcarmos a importância do brincar e do convívio com outras crianças para além do ambiente escolar. Acreditamos também no potencial de retorno das crianças participantes e de suas famílias para desfrutarem das atividades da Arena Dicró ao longo da semana”, comenta Gisele.

Artista, educadora e contadora, Marjory Leonardo é formada em Estética e Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e é apaixonada por crianças. Por isso, ela acredita que através do brincar é possível desenvolver diferentes possibilidades e olhares sobre a vida, transformando nossas realidades.

“A proposta do Quintal da Dicró é, além de brincar e divertir a criançada, é encontrar vários caminhos através das artes. Por isso que eu espero que a garotada participe com vontade durante todas as sextas-feiras”, comentou Marjory.

Entre as brincadeiras propostas há o “Conta Que Contei”, que propõe retomar a prática de contar e recontar histórias através da oralidade e preservar ao longo do tempo muitos ensinamentos que compõem a preservação da memória através de experiências de pessoas importantes que já partiram. 

Sobre a Arena Carioca Dicró                        .

Inaugurada em junho de 2012, a Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró é um espaço cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro, cogerido  pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. Localizada na Penha, o nome homenageia um grande artista, intérprete  e compositor da música popular brasileira, morador da Leopoldina.

Leia também:

O espaço destaca-se por ser um grande centro de difusão de produtos artísticos, de formação em diversas linguagens artísticas dentre elas balé Infantil, teatro juvenil, aulão de passinho, dança de salão, dança árabe, capoeira, circo. Além de possuir um teatro com capacidade para 338 pessoas.

Sobre o Observatório de Favelas

O Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade.

Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos.

Atualmente,  desenvolve programas e projetos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas.

Serviço

Quintal da Dicró

Data: Todas as sextas-feiras do mês de abril

Horário: 14 às 16 horas

Classificação livre

Entrada franca

Endereço: Parque Ary Barroso, sem número, Penha

Deixe uma resposta

scroll to top