O hexa chegou, a seleção brasileira de futsal levou a sexta estrela neste domingo (06). Após 12 anos sem vencer a Copa do Mundo, o Brasil foi campeão vencendo a Argentina por 2 a 1 no Uzbequistão, e se isolou cada vez mais como o maior campeão do futsal.
Os gols do Brasil na grande final foram marcados pelos pivôs Ferrão, eleito três vezes melhor jogador do mundo, e Rafa Santos. A Argentina chegou a descontar o placar nos minutos finais com o gol marcado pelo goleiro líbero, Matías Rosa.
A seleção brasileira teve uma campanha com muitos gols marcados e poucos sofridos, terminando como a melhor equipe nos dois quesitos. Foram 40 gols pró e apenas seis contra, com destaque para as três goleadas na fase de grupos: 10 a 0 contra Cuba, 8 a 1 na Croácia e 9 a 1 sobre a Tailândia.
Na fase eliminatória, o Brasil começou vencendo a Costa Rica por 5 a 0 nas oitavas de final. Em seguida passou por Marrocos, vencendo por 3 a 1, e na semifinal venceu a Ucrânia por 3 a 2, em um jogo apertado.
A vitória sobre a Argentina na final serviu como revanche para a derrota dolorida pelo mesmo placar na semifinal da Copa do Mundo de 2021. As duas seleções, até então, nunca tinham se enfrentado em uma final de mundial.
Os cinco títulos anteriores do Brasil haviam sido em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012. Depois do título de 2012, na Tailândia, a seleção brasileira perdeu para o Irã nas oitavas de final de 2016 e terminou como terceiro colocado em 2021, depois de perder para a Argentina na semifinal.
Conheça o grupo que levou o Brasil ao hexacampeonato de futsal
Goleiros – Guitta, Diego Roncaglio e Willian (eleito o melhor goleiro da Copa)
Fixos – Marlon (2º melhor jogador do Mundial) e Neguinho
Alas – Dyego (melhor jogador do torneio), Leandro Lino, Felipe Valério, Arthur, Marcel (artilheiro da Copa) e Marcênio
Pivôs – Ferrão, Pito e Rafa Santos
Técnico – Marquinhos Xavier
O goleiro Willian, que foi o grande destaque do Brasil na final, foi eleito o melhor goleiro da competição. O ala Dyego ficou com o prêmio de melhor jogador do torneio, enquanto o o fixo Marlon foi o 2° melhor, e o ala Marcel foi o artilheiro da competição, com 10 gols marcados.
Leia também: Ronaldinho Gaúcho será embaixador de Miami para a Copa do Mundo de 2026