“Benedito”: Novo single de Dudu Valdez aborda violências contra o povo preto e resistência

IMG-20230830-WA0154.jpg

Um escravizado que, após um dia quente e exaustivo de trabalho e depois de sofrer uma sessão de tortura, arquiteta com sua filha um plano para incendiar o canavial do senhor de engenho. Ao mesmo tempo, ele mantém acesa a sua esperança por dias melhores, através de sonhos com São Benedito, que o aconselha e o encoraja a tomar medidas reativas.

Essa é a história da música/clipe “São Benedito”, que o cantor e compositor Dudu Valdez lançou nesta sexta-feira (01) em todas as plataformas digitais.

No sincretismo religioso, São Benedito é Ossain, orixá conhecedor das ervas medicinais. A ideia do clipe é contar uma história que se movimenta ao longo do tempo: ora se passando no passado escravista, ora se passando no tempo presente ao denunciar algumas permanências vividas pelo povo negro no Brasil, como a precarização do trabalho, a maior exposição à violência policial, ente outras. 

Wildson França e Átila Bee são os atores negros protagonistas que representam São Benedito e o escravizado/trabalhador urbano atual, respectivamente.

 Ao longo do clipe, o compositor Dudu Valdez interpreta o trovador que canta e narra a história.

O Brasil foi o país que mais recebeu escravizados africanos: pelo menos 4,9 milhões de pessoas. No entanto, nas últimas décadas, a renovação da historiografia brasileira, bem como o impacto desses estudos nas produções audiovisuais como filmes e novelas, nos romances históricos e no cancioneiro popular, vem revelando aspectos que são fundamentais para a superação do racismo e, portanto, para a formação do povo brasileiro: as diversas formas de resistência à escravidão que os africanos desenvolveram no Brasil“, ressalta Dudu Valdez.

Contemplada no edital cultural Sesi Firjan, a música “Benedito” lança luz para algumas dessas formas de resistência: a complexidade do conhecimento biomedicinal, o sincretismo religioso, as sabotagens às fontes de lucro dos senhores, a organização de irmandades religiosas dedicadas a santos pretos como São Benedito. 

Confira o clipe de “Benedito” no link:

Leia também: Rapper 50 Cent joga microfone durante show em Los Angeles e deixa mulher ferida

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top