O racismo marcou presença mais uma vez no futebol europeu. Em partida pela Copa da Rússia, o brasileiro Wendel foi a vítima. Ao ser substituído, o brasileiro que atua no Zenit viu uma banana ser lançada ao gramado e chutou ela para longe.
O episódio aconteceu já nos acréscimos da partida. Com o Zenit vencendo o Volga por 2 a 0, Wendel e Douglas Santos foram substituídos. Ao ver a cena, o volante brasileiro chutou a banana para longe.
Na partida, Wendel foi um dos destaques do Zenit, com a assistência para um dos gols. No momento do ocorrido, o narrador da transmissão da partida informou que uma banana tinha sido arremessada para o campo.
Leia também: Comitê Olímpico Brasileiro suspende jogador de vôlei Wallace por ameaça a Lula
“Fogos neles”, escreveu Wendel em seu perfil no Twitter, ao compartilhar a publicação do jornalista brasileiro Fabio Aleixo que mostra o ato racista (veja abaixo). Wendel ainda comemorou com emojis a informação de que a polícia russa está à procura do torcedor que atirou a banana. O agressor, um homem jovem e branco, foi identificado por meio das câmeras do estádio em São Petersburgo.