Museu Histórico da Cidade (RJ) recebe exposição inédita do artista Maxwell Alexandre

Snapinsta.app_329384163_202963882284032_5512532149839113367_n_1080-e1711108617355.jpg

Com mais de 10 obras inéditas, exposição “Clube” inaugura o Pavilhão Maxwell Alexandre 3, que já passou por São Cristóvão e Rocinha

Nascido e criado na Rocinha, o artista visual Maxwell Alexandre vai ocupar todo o casarão do Museu Histórico da Cidade, na Gávea (RJ), a partir deste mês de março. Ele vai inaugurar o Pavilhão Maxwell Alexandre 3 com a exposição “Clube”, com mais de dez obras inéditas.

Pavilhão é o nome da instituição itinerante fundada por ele, em 2023, que chegará para ao Museu Histórico da Cidade no dia 30 de março às 11h. A entrada é livre para todos os públicos e gratuita. Na exposição, o público poderá ver nos trabalhos de Maxwell Alexandre, suas experiências pessoais e da cultura periférica em que cresceu.

A série ‘Clube’ nasceu em 2020, no momento em que me tornei sócio do Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea, bairro vizinho à favela da Rocinha, onde nasci e cresci. Com essa entrada, pude ter um acesso franco às famosas e desejadas ‘piscinas de ladrilho’, como minha mãe costumava chamar as piscinas construídas com azulejo, que se tornaram um dos maiores sonhos que tive quando criança”, lembra o artista.

Artista Maxwell Alexandre /Foto: Reprodução Instagram

Em suas obras, a partir da apropriação de códigos visuais de forte circulação na periferia, discute e ressignifica o papel da cultura negra na sociedade. Um dos principais nomes da arte contemporânea da atualidade, o carioca expandiu seu trabalho no exterior, com duas exposições inéditas em Paris e Madri no ano passado. Em fevereiro, ele ocupou o pilotis do Museu de Arte do Rio (MAR) com mais uma edição do seu projeto “Descoloração Global”, oferecendo ao público a chance de platinar os cabelos de graça. 

O Museu Histórico da Cidade faz 90 anos em julho e esta é uma das diversas ações e atrações que marcam o tão especial ano de 2024 para o espaço que pertence à Secretaria Municipal de Cultura. Em março, também em razão dos 459 anos do Rio de Janeiro, o Museu já foi palco de diversos projetos, com destaque para o “Música na praça”, uma feira de arte, economia criativa e gastronomia organizada pelo Point Carioca Feiras.

Outra novidade e ponto alto da festa dos 90 anos é o lançamento do site do museu, totalmente reformulado, criado pela Associação de Amigos do Museu com recursos da Lei Rouanet, via Instituto Cultural Vale: museudacidadedorio.com.br

Estou muito satisfeito com o resultado dos novos trabalhos, que tem me trazido uma verdadeira sensação de liberdade. Nunca me senti tão livre. Um novo momento. A instituição recebeu o Pavilhão 3 de prontidão e braços abertos, uma parceria louvável que fortalece o circuito de arte carioca. O Museu Histórico da Cidade é o contexto perfeito para o lançamento da série Clube, pela sua localização na Gávea e sua proximidade com a minha favela”, destaca Maxwell.

O Museu, localizado na Estrada Santa Marinha (Gávea), dentro do Parque da Cidade, fica aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. A exposição, que vai de 23/03 a 23/06, tem, assim como os outros ambientes do equipamento municipal, entrada livre para todos os públicos e gratuita.

Leia também: São Paulo recebe exposições que abordam visibilidade trans e empoderamento feminino

Deixe uma resposta

scroll to top