Bailarino Ismael Ivo é homenageado no espetáculo “MAEL – Meu Nome é Ismael Ivo”, no SESI Caxias (RJ)

MAEL-FOTOGRAFIA-2-FOTO-CELSO-CASSIO-1.jpg

Celebrando 10 anos de trajetória, a Cia de Teatro KarmaCírculus encena em parceria com a Cia de Dança Juliana Bezerra, a peça MAEL – Meu Nome é Ismael Ivo, em homenagem ao renomado bailarino e coreógrafo paulista Ismael Ivo. A montagem estará em cartaz no Teatro Firjan SESI Duque de Caxias, em única apresentação, neste domingo (29), às 18 horas, com entrada gratuita. 

O espetáculo inédito conta com dois bailarinos negros em cena, personificando e colocando Ismael Ivo frente a frente com ele mesmo. Com dramaturgia e direção  de Átila Bee, a partir de entrevistas dadas pelo próprio Ismael Ivo à veículos da imprensa, o espetáculo leva aos palcos detalhes da vida do artista, desde os tempo de infância, passando pela construção de sua carreira internacional, até o retorno ao Brasil, para administrar o Teatro Municipal de São Paulo. 

A montagem estará em cartaz no Teatro Firjan SESI Duque de Caxias, em única apresentação, neste domingo (29) /Foto: Celso Cassio

Segundo o dramaturgo e diretor do espetáculo, Átila Bee, Ismael Ivo entendia a brasilidade como poucos bailarinos e coreógrafos e sabia que a dança, para muitos brasileiros, vai além de uma forma de expressão corporal, mas também de transformação de vida e resistência. 

“Era impressionante como Ismael entendia e sentia o corpo do bailarino brasileiro, o quanto ele enxergava a potência, a energia e vibração ancestral, que principalmente o bailarino negro, carrega consigo. Essa consciência fazia ele compreender a dança como ferramenta de transformação social. Não à toa, através das suas criações, colocava o dedo na ferida do racismo”, analisa. 

Assinando a direção geral e artística do espetáculo MAEL – Meu Nome é Ismael Ivo, Juliana Bezerra traz para a peça releituras de coreografias de Ismael Ivo, realizadas pelos coreógrafos Drika Rodrigues, Bruno Alarcon e a própria Juliana Bezerra. 

“A realização do nosso espetáculo é de suma importância, por levar aos palcos, a história de vida e a obra de excelência, nascida e alimentada no subúrbio de São Paulo. O protagonista desta história? Um homem negro, periférico, de origem humilde, que se torna um dos maiores nomes da Dança mundial: Ismael Ivo”, aponta a diretora. 

O bailarino Bruno Alves, que também interpreta Ismael Ivo na montagem, reforça a importância do artista para a dança mundial, sua trajetória de vida e como se sente feliz em poder representar uma das maiores figuras da dança contemporânea no mundo. 

“Ismael veio de baixo. Acredito que não foi fácil o caminho para chegar onde ele chegou, sendo homem preto e periférico. Costumo dizer que temos que fazer sempre além para alcançar nossas metas. O peso de representar Ismael é outro. Não é um fardo da vida cotidiana. É uma responsabilidade, porém, cheia de leveza, como ele era. Me sinto honrado de homenagear um ícone de tamanha importância para dança mundial”, celebra.

Leia também: Espetáculo “Sem Neurose” apresenta poemas e escritas autorais produzidas no Complexo da Maré (RJ)

Deixe uma resposta

scroll to top