75% dos brasileiros são contra atos antidemocráticos protagonizados por bolsonaristas, é o que aponta a pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada na última quarta-feira (21). O DataFolha questionou os entrevistados se eles são contra ou a favor da vandalização iniciada por apoiadores do Presidente Jair Bolsonaro, após o resultados das eleições.
21% dos participantes afirmaram que são a favor; 75% são contra; 3% indiferente e 1% não sabe. Além disso, a pesquisa identificou que 50% dos eleitores de Bolsonaro não concordam com os atos antidemocráticos e as inúmeras solicitações de intervenção militar proposta pelos correligionários. Entre os petistas, o índice atinge os 96% de negação aos atos inconstitucionais.
As regiões com maior número de apoiadores aos atos antidemocráticos são: Centro-Oeste e Norte, 29% a favor e 65% contra. No Nordeste do país, apenas 14% defendem e 83% são contrários. Em uma demarcação de gênero, 73% dos homens e 78% das mulheres repudiam a mobilização racial iniciada por bolsonaristas.
Quanto trata-se de renda, entre as pessoas que recebem até dez salários, 51% são contra. E para quem recebe até dois salários mínimos o valor salta para 81%.
Por fim, a pesquisa identificou que 56% dos brasileiros defendem a ideia de punir essas pessoas por estarem caminhando contra a constituição e o regime democratico so país. 40% das pessoas acreditam que os vândalos têm o direito de manifestar a sua indignação com o regime.
Leia também: Anielle Franco aceita convite e será ministra de Igualdade Racial
Mesmo assim, 63% dos participantes se dizem contra o bloqueio de perfis de apoiadores do golpe nas redes sociais. A ação foi empregada pelo presidente do STF, Alexandre de Moraes. O instituto entrevistou mais de 2 mil pessoas de 126 municípios, no período entre os dias 19 e 20 de dezembro, contendo 2% como margem de erro para mais ou menos.
0 Replies to “75% dos brasileiros são contra atos antidemocráticos, aponta pesquisa”