O jogo entre São Luiz e Caxias, pelo segundo turno do Campeonato Gaúcho, nessa segunda-feira (9), foi marcado por mais um caso de injúria racial. A vítima das ofensas foi o atleta Tilica, do time da Serra.
A partida, jogada no estádio 19 de outubro, em Ijuí, teve a triste nota em relação ao caso de racismo no gramado.Já no final do segundo tempo, quando o São Luiz perdia o jogo, um torcedor do time nas arquibancadas foi flagrado chamando Tilica de “macaco”. Assim que os insultos racistas foram flagrados pela arbitragem do jogo, a partida foi paralisada por alguns minutos até que o agressor fosse identificado.
Segundo relatos dos torcedores presente no estádio, o torcedor teria fugido assim que a Polícia entrou no estádio para identificar quem insultou o atleta do Caxias.
A noite de segunda-feira acabou com dupla derrota do time de Ijuí, que, além de ter o torcedor insultando racialmente o adversário, também perdeu dentro dos gramados. O jogo terminou em 2 a 1 para o Caxias, campeão gaúcho do primeiro turno e que venceu o Grêmio na final.
O que disse Tilica
“Quem me conhece sabe que não gosto de causar polêmica, nem de chamar atenção por algo que não seja o meu futebol. Futebol que é o meu sonho de criança. que me fez sair de casa com oito anos para correr atrás desse sonho, que é minha motivação diária. Mas hoje não posso me calar diante da situação que vivi dentro de campo, fazendo aquilo que mais amo. Fui chamado de MACACO e cuspido por um torcedor adversário. Até quanto isso vai continuar acontecendo? Até quando seremos discriminados pela cor da nossa pele? Racismo é nojento, é desumano. É digno de pena! Tenho muito orgulho de ser quem eu sou, tenho muito orgulho de ser NEGRO! Agradeço a todos pelas mensagens de força”, escreveu.