Após “resgate vacinal” Brasil amplia cobertura contra HPV e atinge 83% do público infantojuvenil

vacina-criancas-cubatao.webp


A cobertura vacinal contra o HPV alcançou um patamar acima da média global de aplicação do imunizante. Isso porque de acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgadas pelo Governo, em 2024, entre meninos e meninas de 9 a 14 anos, a frente de imunização atingiu 83% desse público, superando a média global que fechou em apenas 12% no mesmo período.

O aumento de jovens vacinados atribui-se a algumas estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), a mais recente delas, está o “resgate vacinal”, que foi lançado em 2024 com o objetivo de alcançar adolescentes que não se vacinaram na faixa de idade estabelecida anteriormente ( 9 a 14 anos) e passou a oferecer imunização a pessoas entre 15 e 19 anos.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil



Outros dados divulgados pelo Governo Federal, apontam que entre 2022 e 2024 a adesão aumentou entre as meninas, saindo de 78,42% para 82,83%. No caso dos meninos, também foi registrado um salto significativo, visto que anteriormente a cobertura era de 45,46% e passou a ser de 67,26% dessa fatia do público, o que significa a média de 22% no período analisado


Aplicação

O esquema original previa duas doses da vacina para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, regra que foi alterada no ano passado, quando foi adotada a dose única para essa mesma faixa etária. A estratégia diz respeito a uma meta ambiciosa do Governo que visa atingir 90% da cobertura vacinal entre as meninas até 2030. Por outro lado, pessoas diagnosticadas com HIV/AIDS, transplantados e em tratamento oncológico, seguem necessitando de três doses do imunizante, nesses casos pessoas de qualquer idade podem ser vacinadas.


A mesma regra se aplica a vítimas de violência sexual e usuários de PrEP, que é um medicamento usado por pessoas que estão em risco de contrair o vírus, que tem entre 15 e 45 anos. O Sistema Único de Saúde (SUS), oferece a vacina gratuitamente.

Leia também: Alerta: SUS começa a substituir o Papanicolau por teste de DNA para detecção do HPV

Erick Braga

Erick Braga

Formado em jornalismo no ano de 2023 pela Universidade São Judas Tadeu,criado no interior da Bahia e residindo desde 2012 em São Paulo, acredita no jornalismo profissional como ferramenta de transformação social e combate a desinformação.

Deixe uma resposta

scroll to top