Após denunciar vereador por racismo, supervisor é demitido de condomínio na Barra da Tijuca (RJ) 

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O supervisor operacional Izac Gomes foi demitido pelo Estrelas Full Condominium depois de ter denunciado o vereador paulista Renato Oliveira (MDB) por injúria racial durante a estadia do político na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, em Janeiro deste ano. As informações são da colunista Berenice Seabra, do jornal Extra. 

Vereador Renato Oliveira levado por policiais após racismo contra funcionário de condomínio no RJ. Foto: Reprodução Redes Sociais

Desempregado e sem apoio jurídico, Izac Gomes procurou a Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e uma assessoria jurídica da Casa acompanhou o supervisor até o Núcleo contra a Desigualdade Racial da Defensoria Pública (DP). 

Leia também: Educadora sofre racismo em agência bancária de Ibirité (MG) 

A Comissão de Trabalho vai oficiar o condomínio para saber o que motivou a demissão. Isso por que Gomes trabalhava no local há quatro anos sem nunca tinha recebido sequer uma advertência. A equipe da Comissão também vai entrar em contato com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Entenda o caso

Na ocasião, Renato Oliveira (MDB), presidente da Câmara Municipal de Embu da Artes, na Grande SP, foi detido e indiciado por injúria racial e resistência depois de se dirigir ao funcionário do condomínio com palavras racistas. O vereador estava a passeio no Rio de Janeiro, sendo acusado de injúria racial pelo supervisor operacional.

“Como eu sou o supervisor operacional, tenho que vistoriar e saber se a piscina já está pronta para ser aberta, e ela ia ser aberta às 9h. Ele já estava com a caixa de som ligada, já estava na fila falando: ‘Por que que você não abre a piscina?’. A piscina abriu. Ele botou a caixa de som dentro da piscina no último volume. Pedi a ele que não podia, ele retrucou e ali começou o bate-boca. Ele me ofendia de todas as formas”, contou. 

No dia do fato, mesmo resistindo, os moradores tentaram mobilizar o vereador, até a chegada dos agentes. Ele acabou sendo levado pelos policiais sob aplausos dos presentes e as imagens viralizaram na internet. 

APOIO-SITE-PICPAY

Wellington Andrade

Jornalista formado pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e pedagogo pela UERJ. Atualmente escreve para o Portal Notícia Preta e atua no segmento de assessoria de imprensa em parceria com a agência Angel Comunicação. Possui passagens por diferentes veículos como repórter, produtor e apurador, dentre eles TVs Record, SBT e Rede Vida de Televisão, além das rádios Bicuda FM, Nativa FM, Tupi AM e FM, Revista Ziriguidum Nota 10 e no portal especializado em Carnaval SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Instagram: @reporterwellingtonandrade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.