De cada dez alunos de 7 anos, mais do que 3 não estão alfabetizados, revela levantamento

pexels-pixabay-207756-scaled.jpg

A porcentagem de crianças do 2º ano que não sabem ler e escrever, nem mesmo palavras isoladas, como vovô e casa, mais do que dobrou de 2019 a 2021. É o que mostra um levantamento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgado pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O estudo foi feito partir do desempenho de uma amostra de alunos de escolas públicas e privadas em uma prova nacional, o índice passou de 15% para 34% no período da pandemia, justamente quando as aulas presenciais foram suspensas. De cada dez alunos de 7 anos, mais do que 3 não estão alfabetizados.

LEIA TAMBÉM: Mãe denuncia racismo contra filho e escola processa por calúnia: “um espetáculo de horror”

O Saeb, aplicado a cada dois anos, avalia também os conhecimentos dos alunos em matemática. Nesta disciplina, 22% das crianças do 2º ano do ensino fundamental não conseguiam fazer operações básicas, como soma e subtração, em 2021. Em 2019, antes da pandemia, eram 16%.

O Inep já divulgou que, na média nacional, 71,3% dos alunos-alvo fizeram a prova em 2021 – em 2019, a taxa foi de 80,99%. Há desigualdades entre os estados: em Roraima, por exemplo, apenas 27% dos municípios entraram nos cálculos nacionais dos anos iniciais do ensino fundamental, já que a adesão à avaliação foi insuficiente.

Deixe uma resposta

scroll to top