Será lançado na próxima sexta-feira (18), o disco AfroSulAmerÍndio vol.1, primeiro álbum do cantor e compositor Wesley Villagrán. Com sete músicas inéditas, o álbum faz um passeio que conecta a intimidade dos sentimentos do compositor aos acontecimentos sociopolíticos do Brasil dos últimos anos.
“AfroSulAmerÍndio pode ser uma leitura da história recente do Brasil a partir da minha perspectiva de jovem, LGBTQIA+ e negro, vivendo todas essas coisas numa cidade do interior junto às idas e vindas da política brasileira, que mata qualquer um”, compartilha Villagrán quando reflete sobre o seu trabalho.
Segundo Wesley, mais do que apenas reverberar a política brasileira, AfroSulAmerÍndio encontra espaço para falar de paixões, frustrações, sexo e sonho, trazendo letras que refletem aspectos da experiência pessoal do cantor.
“AfroSulAmerÍndio é um grito meu, eu que sou artista e que, muitas vezes, não consigo falar as coisas com palavras. É uma tentativa de reconciliar eu comigo mesmo, com minha história e meu pertencimento, de reconciliar Diamantina com o Vale do Jequitinhonha, e de reconciliar o Brasil com a América Latina. Não é uma tentativa para mudar a história da humanidade, mas é a minha contribuição”, afirma o artista.
O apoio de amigos foi fundamental para que as duas músicas fizessem parte da ideia de um álbum. O projeto da coletânea só foi mesmo surgir após uma apresentação da faixa “Sorte ou Morte” num “rolê”. A empolgação foi tanta que instigou Villagrán a continuar produzindo.
Leia também: Kilariô Festival promove evento para comunidade negra do Rio
As outras cinco músicas surgiram nesse intervalo de tempo, entre o impeachment de Dilma Rousseff, a eleição de Jair Bolsonaro e a pandemia de covid-19; e espaço, numa geografia que encontrou abrigo em Diamantina, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.
SERVIÇO
AfroSulAmerÍndio vol.1
Wesley Villagrán
Lançamento em 18/11 nas plataformas digitais
Pré-save: https://show.co/2hQ5MgA
0 Replies to “Wesley Villagrán lança o disco ‘AfroSulAmerÍndio’, nesta sexta (18)”