Abubaker Kaki, corredor sudanês que se tornou bicampeão mundial da prova de 800m, morreu no último sábado (12). O atleta de 35 anos foi atingido por um bombardeio enquanto estava em sua casa em El Fasher, capital do Estado de Darfur do Norte, segundo informações da Telecom Asia Sport. O Sudão já convive com uma guerra entre tropas sudanesas e paramilitares.
O corredor conquistou o biocampeonato no Campeonato Mundial de Atletismo em 2010 em Doha, depois de alcançar o lugar mais alto do pódio em Valência 2008, quando também se tornou o atleta mais jovem da história a ser campeão dos 800m, aos 18 anos e 262 dias. Kaki também participou das Olimpíadas de Pequim 2028 e Londres 2012.

Ainda de acordo com informações da Telecom Asia Sport, familiares de Abubaker ficaram severamente machucados. O Sudão já conta com milhares de mortos e milhões de pessoas afetadas por conta dos conflitos que começaram em 2023. Segundo a ONU, metade da população está em inseguraça alimentar aguda e milhões, estão em deslocamento por conta da guerra.
O atleta, que chegou a deixar seu nome marcado na história do atletismo mundial – estabelecendo o recorde mundial júnior com o tempo de 1m42s69 em 2008 -, se aposentou em 2016, após lesões.
Leia também: Mais de 20 pessoas se afogaram tentando fugir dos combates no Sudão, diz grupo pró-democracia