A marca de Ketchup “Heinz” é acusada de veicular duas propagandas racistas nas últimas semanas

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A Heinz teve problemas com as suas peças publicitárias nas últimas semanas, a campanha “smiles” veiculada no Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Holanda e Itália e a campanha “Ridiculously late, ridiculously good” foram alvos de críticas. A Heinz se manifestou e repudiou as propagandas.

O anúncio da “smiles” fazia referência ao novo filme do Coringa e trazia pessoas sorrindo lambuzadas de ketchup, mas as imagens que continham um homem negro foram contestadas, sobretudo porque lembravam a prática de blackface, que além de rostos pintados, os homens brancos brancos pintados recebiam características exageradas e estereotipadas de homens negros.

A “Smiles” foi idealizada pela Gut Nova York, que em entrevista para o Ad Age disse que irá retirar a peça publicitária do ar:

“Como uma empresa obcecada pelo consumidor, estamos ouvindo e aprendendo ativamente, e sinceramente pedimos desculpas por qualquer ofensa causada por nossa recente campanha ‘Smiles’”, disse um porta-voz da marca.

“Embora a intenção fosse ressoar um momento atual da cultura pop, reconhecemos que isso não justifica a mágoa que pode ter causado. Melhoramos. Estamos trabalhando para retirar o anúncio do ar imediatamente”, afirmou ele .

Imagem da campanha “smiles” – Foto: Reprodução.

Já a campanha “Ridiculously late, ridiculously good” foi idealizada pela  VML da Espanha e trazia um jantar em família: os noivos recém casados e interraciais apareciam com seus pais, mas o pai negro não aparecia, apenas sua mãe.

Os internautas questionaram o porque do pai negro da noiva estar ausente, mas a marca também se pronunciou e repudiou a propaganda:

Imagem da campanha “Ridiculously late, ridiculously good” – Foto: Reprodução.

 “Apreciamos sempre a perspectiva do público sobre as nossas campanhas. Compreendemos que este anúncio possa ter perpetuado, sem intenção, estereótipos negativos. Apresentamos as nossas mais sinceras desculpas e continuaremos a ouvir, a aprender e a melhorar para evitar que isto volte a acontecer no futuro”, disse a marca ao jornal “The Independent”.

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Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

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