Desde a última semana, no Brasil, e em vários outros lugares do mundo, inúmeras publicações estão sendo feitas na internet usando um vídeo de carregadores de caixão negros, tornando-se o que se chama de “meme”. Na internet, a expressão meme é usada para se referir a qualquer informação, imagem ou vídeo que viralize sob teor humorístico.
O viral em si trata-se de seis dançarinos negros levando um caixão nos ombros e coreografando com muita sincronia. O vídeo está sendo inserido em imagens ou em outros vídeos que, para o público, já teriam um fim trágico, fazendo analogia a funeral, que para a maioria das culturas ao redor do mundo é um momento de tristeza e lamentação. Além disso, as montagens audiovisuais estão sendo criadas ao som do remix da música Astronomia, do artista russo Tony Igy.
A origem dos carregadores de caixão dançarinos é de Gana, país que fica no Golfo da Guiné, na África Ocidental. Para os ganeses, o funeral não é um momento de tristeza, mas de festa, e é considerado um evento social muito importante. Com a animação, o velório se torna, além de uma despedida, uma celebração da vida e da passagem para o falecido e aqueles que eles acreditam ser “o criador”. Diferentemente do meme, o momento em Gana tem trilha sonora local, ritmos da cultura africana. O vídeo original foi extraído de uma reportagem da BBC News, confira:
https://www.youtube.com/watch?v=Lj_EoGaAS9Q
Os profissionais se especializaram em fazer performances de dança durante funerais. As famílias podem escolher desde uma cerimônia solene e tradicional, com um pouco de teatro, a coreografias mais animadas.
Além dos dançarinos, outra curiosidade dos funerais de Gana é que os caixões podem ter formas variadas, por exemplo, eles podem ser em forma de bichos, celulares, sapatos, automóveis e etc.
O que pode parecer inusitado para outras culturas, para os ganeses faz todo sentido. Nessa tradição, as pessoas aspiram a serem enterradas em caixões personalizados, que podem representar seu trabalho ou algo que amaram durante a vida.
0 Replies to “Carregadores de caixão, dançarinos de Gana, viram ‘meme’ nas redes sociais”