Na noite desta sexta-feira (26) o grande público conheceu os vencedores da 6ª Edição do Prêmio ‘Sim a Igualdade Racial’, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). A maior premiação sobre igualdade racial da América Latina anunciou os nomes que se destacaram entre os finalistas das 10 categorias.
O evento realizado no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, premiou organizações, personalidades e iniciativas que se comprometem na promoção da igualdade racial em categorias divididas em três pilares: Empregabilidade, Cultura e Educação. Dentre os vencedores estão o jornalista Rene Silva, na categoria “Raça em Pauta” e Davi Kopenawa na categoria “Intelectualidade“.
A premiação foi apresentada por Yuri Marçal e Jennifer Dias, Paulo Vieira, Sheron Menezzes e Lucy Alves, além dos diretores do ID_BR, Luana Génot e Tom Mendes. Veja abaixo os demais vencedores:
- Categoria “Arte em Movimento”: Uyra Sodoma
- Categoria “Influência e Representatividade Digital”: Perfil Família Quilombo
- Categoria “Destaque Publicitário”: Marvel
- Categoria “Educação e Oportunidades”: Projeto Acessibilindígena
- Categoria “Inspiração”: Cristiane Takuá
- Categoria “Antirracismo Ambiental”: Francisca Arara
- Categoria “Trajetória Empreendedora”: Sol Terena
- Categoria “Liderança”: Luana Ozemela
- Categoria “Comprometimento Racial”: Mover
- Categoria “Liderança Internacional”: Robert Smith
Os jurados da categoria Empregabilidade foram Samantha Almeida, Andrea Schwarz, Day Molina, Daniel Munduruku e Laísa Rachter. Os jurados de Cultura são Almir Suruí, Erica Malunguinho, Fátima Bernardes Bielo Pereira e Tukumã Pataxó. Já os jurados de Educação são Trudruá Dorrico, Cristino Wapichana, Teresa Bracher, Erika Hilton e Marcos Lula Valentim.
Os vencedores receberam a estatueta, que representa um globo terrestre a partir de acontecimentos importantes pelo mundo, que foi ornada pela obra ‘Mad World’, do artista plástico Vik Muniz. O prêmio pode ser assistido novamente neste sábado (27) no Canal Bis, e no domingo (28), na TV Globo, após o Fantástico, além do ficar disponível no canal do ID_BR no Youtube.
Leia também: “Cada um tem um papel na sociedade, o meu é de gerar recursos para quem está na ponta”, diz Tom Mendes do ID_BR