A Livraria Africanidades é uma das pioneiras no segmento e foi criada quando a empreendedora Ketty Valencio sentiu a necessidade de organizar o acervo e de promover encontros. De acordo com Ketty, ela resolveu investir em seu próprio negócio e conta um viés inédito: o protagonismo das mulheres negras na literatura mundial. O acervo conta com obras de autoras como Alice Walker, Angela Davis, Jarid Arraes, Maria Firmino, Noémia de Sousa, entre outras. Ainda segundo a empresária, a livraria tem como intuito fazer um recorte que preza pela inclusão de autores independentes, pouco conhecidos e/ou acessados. “A livraria possui estantes como feminismo, ficção, não ficção, poesia, religião, nacionais, ciências sociais, entre outras, mas tudo voltado à cultura negra”, afirmou Valencio.
Assinantes
Pensando em manter uma clientela fiel, a Africanidades lançou um clube de assinantes que receberão, trimestralmente, um kit com uma temática. O primeiro kit, lançado em novembro, terá o tema Resistência Negra e a curadora escolhida para esta primeira edição é a escritora Jarid Arraes. Porém, o livro sempre será surpresa. “Nosso clube tem a intenção de ser uma ferramenta de estímulo à leitura por meio do protagonismo de pessoas negras e principalmente da valorização das narrativas realizadas pelas mulheres negras. Somos uma vanguarda cultural e queremos presentear nossos leitores com o que há de melhor e mais exclusivo na literatura, bem como no setor de afro-empreendedorismo. Trazemos a literatura protagonizada somente por mulheres, desde sua concepção até mesmo o design, a programação, a curadoria, a autoria e a gestão”, contou Ketty Valencio
Curadoras escolhidas
Conforme explica Ketty Valencio, a escolha das curadoras se deu a partir da vivência de cada uma delas – todas mulheres negras nesta primeira etapa – e da ligação que elas possuem com os temas propostos.
O primeiro livro será escolhido por Jarid Arraes. Jarid é nascida em Juazeiro do Norte(CE). Escritora, cordelista, poeta e autora dos livros “Redemoinho em dia quente”, “Um buraco com meu nome”, “As lendas de Dandara” e “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis”, além de mais de 70 títulos publicados em literatura de cordel. É curadora do selo literário Ferina. Atualmente vive em São Paulo, onde criou o Clube da Escrita para Mulheres.
As outras curadoras são a poeta Ryane Leão, a jornalista Bianca Santana e a escritora e jornalista Esmeralda Ribeiro.
Como se tornar um assinante???
Tire todas as suas dúvidas no link do clube de assinantes.
https://clube.livrariafricanidades.com.br/
O link está com erro 😔
Como é o procedimento para ser assinante?
Olá, Marinilza. Segue o link do clube 😉
https://clube.livrariafricanidades.com.br/
Senti falta do link para o clube de assinaturas
Bom dia, Bia. Segue o link do clube de assinantes.
https://clube.livrariafricanidades.com.br/
Olá Igor, boa noite!
Tentei acessar o link, mas da erro no redirecionamento. Ainda está ativo?
Bom dia, Marcela. Realmente, o link está dando erro. Segue o link do perfil no Instagram. Por lá vc consegue tirar suas dúvidas
https://instagram.com/clubedaescrita
Abraços
Quero participar do clube, como fazer? O link não abre!
Oi, Ana Paula. Bom dia. O link está corrompido mesmo. Entre em contato através do Instagram. Segue o link
https://instagram.com/clubedaescrita
Abraços