Um grupo de torcedores do Juventus foi flagrado em um vídeo que circula nas redes sociais, imitando macacos e xingando o jogador Romelu Lukaku, da Inter de Milão, durante o jogo da semifinal da Copa da Itália realizado nesta terça-feira (4), em Turim.
Nas imagens, a torcida faz um coro de imitação de macaco e, em um determinado momento, alguém grita: “Macaco de merda”. No vídeo também é possível ver que ao marcar o gol de empate, a torcida do Juventus vaia o jogador e volta a imitar um macaco.
Na comemoração, Lukaku faz um sinal de silêncio, que foi interpretado como uma provocação tanto pelos jogadores adversários quanto pelo árbitro da partida, que puniu o jogador com um cartão amarelo. Como foi o segundo que recebeu na partida, o atacante da Inter de Milão foi expulso.
Com os desdobramentos da partida, Lukaku não deu entrevistas após o jogo, mas o técnico da Inter de Milão, Simone Inzaghi, confirmou que os insultos foram ouvidos e reclamou da expulsão. Já o técnico da Juventus, Massimiliano Allegri, minimizou a situação e afirmou não ter visto nada demais.
A Lega Serie A se pronunciou nas redes sociais afirmando que “condena firmemente qualquer episódio de racismo”. O próprio Inter também se pronunciou sobre o caso, apoiando o jogador e reiterando que são contra o racismo e qualquer forma de discriminação. O jogador Vinicius Junior, que também já foi alvo de vários ataques racistas, deixou uma mensagem de apoio a Lukaku.
Com a repercussão, o jogador resolveu se pronunciar nas redes sociais, agradecendo as mensagens de apoio e cobrando a aplicação de medidas efetivas por parte da liga responsável pelo campeonato. “A história se repete. Passei por isso em 2019, e em 2023 novamente. Espero que desta vez a liga realmente tome atitudes de verdade porque este belo jogo deve ser apreciado por todos. Obrigado pelas mensagens de apoio. F*da-se o racismo!”, escreveu.
Leia também: Vinicius Jr. depõe sobre caso de racismo em jogo do Real Madrid contra o Mallorca