Entre os dias 6 a 13 de março, a Academia Internacional de Cinema (AIC) receberá as atrizes Naruna Costa e Sol Miranda para falarem sobre cinema, atuação e sua carreira. O evento acontece na sede da AIC, em Higienópolis (SP), a partir das 17h30. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da instituição
A semana da AIC é conhecida por reunir realizadores brasileiros e de outros países ao longo dos anos, dando continuidade a um debate sobre arte, mercado e audiovisual nacional e internacional. O evento reúne palestras, aulas especiais, workshops, exibições de filmes, discussões e bate-papos online e ao vivo com muitos diretores, além de produtores, fotógrafos, diretores de arte e tantos outros profissionais de cinema.
Além delas, o evento receberá também os cineastas Cristiano Burlan, diretor do premiado filme A Mãe, e Moara Passoni, co-roterista de Democracia em Vertigem, nomeado ao Oscar de melhor documentário e diretora de Êxtase; além do fotógrafo e produtor Gabriel Uchida, do premiado filme Território, vencedor no Festival de Sundance 2022.
Segundo Steven Richter, diretor e fundador da AIC, o encontro ainda deve perpassar questões sociais dentro do universo cinematográfico.
“Teremos Naruna Costa, que está brilhante em Irmandade. Gabriel Uchida que fez O Território, sobre a luta indígena contra o desmatamento da Amazônia, assunto que precisa ser amplamente debatido. Sol, com o maravilhoso Regra 34. Burlan, um cineasta periférico que tem uma grande história de vida e sua experiência como diretor, que sempre esteve fora dos fundos do cinema brasileiro. E, Moara que escreveu Democracia em Vertigem. Muito conteúdo rico que reflete questões sociais, raciais e sexuais”, diz ele.
Em 2023, o evento deve abrir conversas com artistas sobre criação autoral e problemáticas sociais e ambientais no cinema brasileiro e internacional.
Leia também: QUEÑUAL: espetáculo aborda saberes ancestrais afro-indígenas nos dias atuais
Naruna Costa é integrante do elenco da aclamada novela da GloboPlay “Todas as Flores” e protagonista da série “Irmandade”, da Netflix, além de participações em várias outras obras, como o longa Marighella. Sol Miranda é atriz e educadora que encabeça o longa Regra 34, vencedor do Leopardo de Ouro, do 75º Festival de Locarno.