“Baianas com saias curtas”, justifica jurada que deu nota 9,5 para fantasia da Império Serrano

imperio-serrano_desfile-2023_20.jpg

Na tarde desta sexta-feira (24) a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) disponibilizou o mapa com as justificativas das notas dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2023. A Império Serrano foi a rebaixada deste ano e teve as notas questionadas.

Um dos pontos que mais chamaram atenção foi a justificativa da jurada Regina Lima, que deu nota 9,5 nas fantasias da Império Serrano, rebaixada neste ano. Dentre outras justificativas, a jurada disse que “as baianas estavam com saias mais curtas, comprimento acima do tradicional, aparecendo as pernas das integrantes”.

A ala das baianas da Império Serrano – Foto: Riotur

O mapa com as justificativas de todas as notas dos jurados estão disponíveis aqui.

A Império teve notas baixas nos quesitos como alegorias, adereços e fantasias e ficou com 265.6 pontos na apuração. Um ponto a menos que a Mocidade Independente de Padre Miguel, a 11ª colocada. A escola foi a primeira a se apresentar no domingo (19) e levou para avenida o enredo “lugares de Arlindo”, que homenageou o cantor e compositor de samba e pagode, Arlindo Cruz.

Após o rebaixamento para a Série Ouro, com 265,6 pontos, várias pessoas ligadas ao samba e ao carnaval questionaram as notas atribuídas à Escola. Babi Cruz, esposa do homenageado, Arlindo Cruz, expôs sua indignação sobre o rebaixamento.

“Foi um baque. Acreditei piamente que fosse ter acabado a tendência da escola que sobe ser condenada a descer. Enredo claro, luxo, perdemos pontos onde não poderíamos… A escola sobe, tá condenada a descer. O carnaval perde a seriedade. Injusto com o Arlindo, injusto com o Império Serrano”, disse em entrevista ao portal Viper.

E continuou: “Quando foi que uma escola, que sobe para o Grupo Especial, não está condenada a descer para o grupo de acesso? Esse pré-julgamento incapacita qualquer escola de fazer um Carnaval maravilhoso como a Império Serrano fez. Um Carnaval impecável, digno, emocionante, contando um enredo com transparência”, disse.

Em entrevista ao Gshow, Arlindinho, filho de Arlindo, também lamentou. “A gente fica triste porque a escola está em um processo de retomada muito importante, ter o Império grande, funcionando, é uma coisa que a gente sempre quis. Mesmo com o rebaixamento, sinto que a escola está num caminho muito forte. Muito certo. Fica difícil falar algo. Estamos sem entender”, disse .

Leia também: Império Serrano vai homenagear Arlindo Cruz na Sapucaí

A agremiação subiu para o grupo especial em 2022. Nas suas redes sociais, a escola afirmou que não irá desanimar. “Esmorecer? Jamais! Daremos a volta por cima mais uma vez! Nenhum resultado apaga o que fizemos, família imperiana! Avante!”, escreveu.

Marina Lopes

Marina Lopes

Marina Lopes é jornalista e escritora juiz-forana, apaixonada pela palavra e por contar histórias através dela.

0 Replies to ““Baianas com saias curtas”, justifica jurada que deu nota 9,5 para fantasia da Império Serrano”

Deixe uma resposta

scroll to top