Estudante de direito e moradora da baixada fluminense, Dandara Malvino foi escolhida para fazer um intercâmbio na universidade de Illinois em Urbana-Champaign, nos EUA. Ex-aluna do pré-vestibular comunitário do grupo Educafro, a jovem meritiense cursa o 5º período de Direito na PUC- RJ, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Dandara afirma que a experiência lhe possibilitará intensificar a pesquisa, que realiza, sobre o racismo ambiental.
“Terei oportunidade de aprofundar os estudos sobre a questão racial e também que eu possa aprofundar minha pesquisa atual, racismo ambiental. Atualmente, a minha pesquisa é bem inicial, ainda estou estudando sobre o assunto. Quero trabalhá-la bem na academia”.
Ela participa do ‘Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abadias Nascimento’, que tem o objetivo de proporcionar capacitação acadêmica para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e estudantes com deficiência. O intercâmbio é parte de uma política de ações afirmativas que visa dar a alunos negros a oportunidade de estudar fora do país. A jovem conta que a oportunidade surgiu por indicação da professora Thula Pires, membro do corpo docente da PUC. Dandara viajou dia 08 de agosto, para os Estados Unidos, onde ficará por seis meses. Ela salienta que sua pesquisa pode viabilizar a criação de projetos de equidade racial.
“Acredito que o maior impacto será quando, a partir da análise de como o Estado segregou a população negra a um lugar distante dos espaços de poder, formularemos iniciativas e políticas públicas que promovam a inserção da população negra. Dando-nos as mesmas oportunidades de desenvolvimento econômico, social e financeiro”.