Em um pronunciamento feito nesta quarta-feira(8), o Ministro de Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, disse que o ministério pretente fazer um diagnóstico sobre a situação dos Yanomamis. Segundo ele, o objetivo é pensar em soluções para amparar os indígenas que passam por uma tragédia humanitária.
Silvio informou que a equipe do ministério se encontra em solo roraimense desde o dia 30 de janeiro trabalhando em um relatório.
“Essas ações são para que nós possamos traçar um quadro e apontar soluções que ajudem, junto a outros ministérios, a dar uma resolução, um alento para toda essa situação terrível que nós temos acompanhado”, salientou.
O ministro desembarcou na capital de Roraima, Boa Vista, com o intuito de avaliar a situação dos povos Yanomamis. Integram a comitiva: o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; o comandante do Exército, Tomás Paiva; e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana. O grupo se juntou a ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara.
“Temos uma agenda muito intensa. Vamos conversar com as pessoas, com algumas autoridades e com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, para entendermos melhor o que está acontecendo. Amanhã nós iremos até as áreas indígenas mesmo, até Surucucu, para poder ter um diagnóstico mais completo”, acrescentou o ministro.
O território Yanomami está sob decreto de Emergência em Saúde desde meados de janeiro, quando surgiram as primeiras denúncias de falta de assistência sanitária aos indígenas, que resultou na morte de 570 crianças por desnutrição.
VEJA TAMBÉM: Operação em Terra Yanomami destrói aeronaves e apreende armas de garimpeiros
0 Replies to “Ministro Silvio Almeida desembarca em Roraima para acompanhar a situação dos Yanomamis”