Indicado ao Oscar 2023 e vencedor do Festival de Gramado, o filme “Marte Um”, dirigido por Gabriel Martins, será exibido nesta sexta-feira 25 de novembro na comunidade da Penha. Na semana do dia 09 de dezembro será a vez da comunidade da Maré receber a exibição do representante brasileiro no Oscar.
O longa aborda a rotina de uma família negra moradora de periferia em meio às tensões causadas por um governo conservador recém chegado ao poder no país.
As exibições são promovidas pelo Observatório de Favelas, organização com atuação nos dois territórios. Na próxima sexta-feira, dia 25, a Arena Carioca Dicró, localizada na Penha, exibe o longa brasileiro a partir das 17horas.
Já os moradores da Maré poderão assistir o desenrolar da família Martins, no dia 09 de dezembro, a partir das 16h, no Galpão Bela Maré, na Favela Nova Holanda, localizada entre as passarelas 9 e 10 da Avenida Brasil.
As exibições são Gratuitas e a classificação indicativa do filme é de 16 anos.
Sobre o Observatório de Favelas
O Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade.
Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Atualmente, desenvolve programas e projetos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas.
Sinopse do Filme:
Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.
0 Replies to ““Marte Um”, filme brasileiro indicado ao Oscar 2023 será exibido na Penha e na Maré”