Museu da História Afro-brasileira recebe a Mostra Arte das Quebradas

mostra_arte_das_quebradas-_credito-adilene-do-carmo-Mostra-Arte-das-Quebradas-6.jpg

Entre os dias 11 de março e 1º de abril, o Museu da Cultura e da História Afro-Brasileira (MUHCAB) recebe a segunda edição da Mostra Arte das Quebradas. A abertura será no sábado (11), às 14h, com uma das ações da Mostra, que é a Exposição “Trajetórias Contemporâneas”. Trata-se de uma exposição coletiva de artes visuais, que reunirá cinco artistas  na Sala Mercedes Baptista.

Phaedra Lessa, gestora e produtora cultural e de audiovisual, idealizadora e curadora da Mostra Arte das Quebradas desde a primeira edição do projeto, conta um pouco o que move essa edição. “O objetivo este ano é  unir novamente e presencialmente os artistas de 2018, que se conheceram no Projeto de extensão Universidade das Quebradas, da UFRJ, em parceria com o Museu de Arte do Rio e têm uma trajetória de afeto e coletividade para circular processos artísticos de artistas das periferias do Rio de Janeiro”, explica.

Museu da História Afro-brasileira recebe a Mostra Arte das Quebradas – Foto: Adilene do Carmo

Os artistas participantes e os curadores da Mostra são antigos quebradeiros. A novidade é que também inserimos novos artistas, que fazem parte do Coletivo criado em 2020 e alguns convidados”, completa.

No dia 11, além da abertura da Exposição Coletiva “Trajetórias Contemporâneas”, onde o público poderá ainda participar de uma roda de conversa com os artistas expositores.

Depois da abertura no dia 11, a mostra segue outros dias de programação. A segunda ação será no sábado (18), com uma Mostra Audiovisual que agrega o trabalho de realizadores periféricos e performances.

Leia também: Hip Hop é declarado patrimônio cultural da Paraíba

Estas atividades serão no auditório do MUHCAB, das 14h às 18h, e a realização de uma Oficina de Isogravura com a artista Gravadora Amadora, que também participa da exposição. Já no dia 25, será outra sessão da Mostra Audiovisual, performances e duas oficinas. O encerramento será com um Sarau de música e poesia, das 18h às 20h, um evento de celebração ao encontro presencial após a pandemia no MUHCAB.

Serviço:

Mostra Arte das Quebradas

Local:  MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-brasileira

Endereço: Rua Pedro Ernesto, nº 80 – Gamboa – Pequena África – Rio de Janeiro – RJ

Datas: De 11 de março a 1º de abril

0 Replies to “Museu da História Afro-brasileira recebe a Mostra Arte das Quebradas”

Deixe uma resposta

scroll to top