Seleção Brasileira: mais da metade dos jogadores convocados para a Copa são negros

20221107131608_152.jpeg

Vini Jr. e Danilo estão entre os jogadores anunciados, que disputarão a Copa do Catar

O técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Tite, convocou os jogadores que que disputarão a Copa do Mundo Fifa 2022, no Catar. O evento de convocação foi realizado às 13h desta segunda-feira (7), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

Dentre os 26 jogadores, 16 disputarão uma copa do mundo pela 1ª vez. Vini Jr., atacante do Real Madrid, que foi vítima de racismo em março, está entre eles e comemorou a convocação nas redes sociais. Além do atacante, o jogador Daniel Alves, também convocado, foi vítima de racismo em 2014.

Foto: Reprodução/Twitter

Por conta da pandemia e a nova regra da FIFA que permite até 5 substituições em jogo, esse ano, o técnico poderá levar 3 jogadores a mais que na última disputa mundial de 2018, quando 23 nomes foram convocados. 

Durante uma partida, quando jogava como lateral pelo Barcelona, um torcedor atirou um banana no campo em direção a Daniel. Em resposta, o jogador comeu a fruta. O caso teve grande repercussão, com diversas personalidades se solidarizando com Daniel.

A CBF têm participado de eventos que promovem a conscientização do racismo no futebol, atuando por exemplo junto do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Ainda assim, a Confederação se envolveu em polêmicas recentemente, ao convidar o influencer Julio Cocielo, acusado de racismo, para compor um time de influenciadores na delegação da Copa do Mundo.

Na próxima segunda-feira, 14, o time brasileiro chega a Turim, na Itália, para iniciar os treinamentos. Já no dia 19, a delegação desembarca em Doha, capital do Catar, e treina até o dia 23.

A Copa do Catar tem início no dia 20 de novembro, domingo, com um jogo entre a seleção anfitriã do Catar e o Equador. O Brasil, que está no Grupo G junto com Camarões, Sérvia e Suíça, faz sua estreia em uma partida contra a Sérvia no dia 24, quinta-feira, às 16h (horário de Brasília).

Ainda na fase de grupos, a seleção canarinho joga contra a Suíça no dia 28 de novembro às 13h (horário de Brasília), e contra Camarões no dia 2 de dezembro, às 16h (horário de Brasília).

Polêmica

Um dos jogadores mais especulados para a convocação foi Daniel Alves, 39. Ao anunciar o nome do veterano que já disputou 2 copas do mundo, indo para sua 3ª, Tite dividiu opiniões, recebeu críticas e rebateu.

“Não vim aqui para agradar às pessoas que estão no Twitter, com mídias sociais, e que se expressam ali, que é um público que eu não sei o percentual do povo brasileiro. Eu respeito opiniões divergentes, e não tô aqui para convencer todas essas pessoas, eu não tenho essa pretensão e não quero”, afirmou o treinador. 

Convocados

GOLEIROS

Alisson – Liverpool (Inglaterra)

Ederson – Manchester City (Inglaterra)

Weverton – Palmeiras (Brasil)

LATERAIS

Alex Sandro – Juventus (Itália)

Alex Telles – Sevilla (Espanha)

Dani Alves – Pumas (México)

Danilo – Juventus (Itália)

ZAGUEIROS

Bremer – Juventus (Itália)

Éder Militão – Real Madrid (Espanha)

Marquinhos – Paris Saint Germain (França)

Thiago Silva – Chelsea (Inglaterra)

MEIAS

Bruno Guimarães – Newcastle (Inglaterra)

Casemiro – Manchester United (Inglaterra)

Everton Ribeiro – Flamengo (Brasil)

Fabinho – Liverpool (Inglaterra)

Fred – Manchester United (Inglaterra)

Lucas Paquetá – West Ham United (Inglaterra)

ATACANTES

Antony – Manchester United (Inglaterra)

Gabriel Jesus – Arsenal (Inglaterra)

Gabriel Martinelli – Arsenal (Inglaterra)

Neymar Jr. – Paris Saint Germain (França)

Pedro – Flamengo (Brasil)

Raphinha – Barcelona (Espanha)

Richarlison – Tottenham (Inglaterra)

Rodrygo – Real Madrid (Espanha)

Vinicius Jr. – Real Madrid (Espanha)

Polianne Lima

Polianne Lima

Polianne Lima é estudante e estagiária de jornalismo na TV Cultura de SP. Nasceu e cresceu no fundão da zona leste e, apesar dos 25 anos, ainda não sabe andar de bicicleta.

0 Replies to “Seleção Brasileira: mais da metade dos jogadores convocados para a Copa são negros”

Deixe uma resposta

scroll to top