“Estavam proibidos de olhar pra mim”, conta Seu Jorge sobre trabalhadores negros do evento em que sofreu ataques racistas

seu-jorge.jpg

Seu Jorge conclamou as pessoas negras a se unirem contra o genocídio negro e citou Racionais Mc’s

O cantor Seu Jorge divulgou um vídeo na noite desta segunda-feira (17) direcionado às pessoas do Rio Grande do Sul e a toda a população negra do país. No vídeo o artista conta como foi a noite da última sexta-feira (14) no clube Grêmio Náutico União, onde ele acompanhado por sua banda se apresentaram. E relata outros eventos racistas da noite.

Jorge conta que um dos primeiros estranhamentos sobre o evento foi que não notou pessoas negras como convidadas da festa. Contudo, aqueles que trabalhavam nas posições de serviço eram negras e ele ficou logo desconfortável por ter ouvido que essas pessoas estavam proibidas de olhar e se dirigir a Seu Jorge.

“Eu ouvi dizer que eles estavam proibidos de olhar pra mim ou falar comigo quando eu chegasse ao local do show”, conta o cantor e ator que ainda completa “mas o importante é que no final do show eu falei com todo mundo, abracei todo mundo e tirei foto com todo mundo”.

“Vamos vencer essa guerra”, diz seu Jorge em mensagem ao povo negro / Foto: Divulgação Filme Medida Provisória

Seu Jorge disse que estava empolgado por ter muito tempo que não se apresentava em Porto Alegre com a banda e por isso ao final do show ele já se preparava para retornar ao palco para o bis. Mas assim que o cantor saiu do palco começaram os ataques racistas junto a vaias e gritos de “mito”.

Embora Seu Jorge não fale de forma específica no vídeo divulgado, por ele, nesta segunda-feira (17) sobre as ofensas racistas, um vídeo que chegou a Polícia Civil de Porto Alegre nesta segunda-feira registra as falas criminosas. De acordo com as investigações é possível no material que está sendo analisado ouvir uma pessoa gritando “macaco” e várias pessoas imitando o animal.

Leia também: Seu Jorge sofre ataques racistas durante show em Porto Alegre

No vídeo divulgado por Seu Jorge, que tem duração de nove minutos, o cantor diz ainda que ele não reconheceu a cidade que o recebeu em várias outras oportunidades. “Na verdade o que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista”, conta o cantor. Que ainda faz ao final do vídeo um convite a união das pessoas negras de todo o país:

“Nunca! Jamais nos curvaremos ao racismo e a intolerância seja ela qual for! Não cederemos um milímetro sequer ao ódio e combateremos e cobraremos das autoridades que a justiça prevaleça e os criminosos sejam devidamente punidos”, diz o cantor.

Ele lembra e agradece, ainda, as mensagens de apoio recebidas desde o fato pelas pessoas de Porto Alegre e diz que isso traz ainda mais força para lutar contra “toda forma de racismo e toda forma de preconceito e de discriminação”.

“Ao povo negro do Rio Grande do Sul e de toda a região Sul quero dizer que amo todos vocês, que admiro e que os quero bem. E que estamos unidos mais do que nunca. Que vamos vencer essa guerra que segrega nosso povo à miséria e a falta de oportunidade no Brasil, Que mata e maltrata nossos filhos, sobrinhos, primos, primas, irmãos, irmãs…Todos os dias!”

Veja abaixo o vídeo completo em que o cantor fala ainda sobre cotas, genocídio negro, omissão do estado e conclama a população negra brasileira a se unir e cita “Jesus Chorou” dos Racionais MC’s:

Em nota divulgada no domingo (16) o Grêmio Náutico União que está apurando internamente o fato ocorrido e que “se for comprovada a prática de ato racista, os envolvidos serão responsabilizados.” O texto ainda registra que “Seu Jorge foi o artista escolhido para realizar show com a presença de associados e não associados do Clube considerando sua representatividade na cultura nacional e pelo reconhecimento internacional, e destacamos nosso respeito ao profissional e a seu trabalho”, diz a nota.

0 Replies to ““Estavam proibidos de olhar pra mim”, conta Seu Jorge sobre trabalhadores negros do evento em que sofreu ataques racistas”

Deixe uma resposta

scroll to top