Falta de recenseadores leva IBGE a prorrogar prazo da coleta de dados para o Censo

Censo-IBGE-Divulgação.jpg


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, nesta segunda-feira (3), que o prazo para a conclusão da coleta de dados do Censo Demográfico de 2022 foi adiado devido à falta de recenseadores. Apenas 52,2% das vagas disponíveis para o trabalho foram preenchidas no país.

De acordo com os responsáveis pela organização do Censo, o estado do Mato Grosso possui o menor número de recenseadores ocupando seus respectivos cargos (36,8%) . O último Balanço da Coleta, divulgado no domingo (2), mostra que a União Federativa foi a menos recenseada do Brasil.

Foto: Reprodução/Jessica Cândido/Agência IBGE Notícias

Com pouco mais de 30% da população em dia com o Censo, o estado do Mato Grosso divide o ranking com mais dois grandes estados: São Paulo, que ocupa a segunda posição, e Amapá.

LEIA TAMBÉM: Recenseador do IBGE sofre injúria racial durante coleta do Censo 2022, em BH

A pesquisa de campo, que teve início em 1º de agosto, estava prevista para ser concluída no final de outubro, contudo, a falta de recenseadores está refletindo no andamento da consulta do Censo Demográfico de 2022. Menos de 50% da população foi recenseada até o momento – a porcentagem corresponde a aproximadamente 104 milhões de cidadãos, considerando a faixa de 215 milhões de habitantes no país.

Em coletiva, o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, disse que o objetivo do órgão é concluir a pesquisa no início de dezembro. Sendo assim, ao final do mesmo mês os recursos estarão prontos para serem constatados ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Infográfico Balanço da Coleta. (Foto: Reprodução/Agência IBGE Notícias)

O orçamento de R$2,3 bilhões de reais destinado para a realização do Censo Demográfico de 2022 é a mesma quantia que foi mantida desde 2019. Segundo Azeredo, a verba é o bastante para a realização de todo o processo. Ele pontua, porém, que a questão inflacionária talvez seja um fator determinante para analisar um possível reajuste no orçamento.

“Estamos pensando em novas estratégias e alternativas de recrutamento, a fim de alavancar e melhorar a produtividade nos estados com menor percentual de população recenseada”, disse Azeredo.

Para agilizar o processo, o IBGE convocará uma nova gama de recenseadores capaz de preencher as vagas em abstenção. Ao total, são mais de 45 mil  posições disponíveis, segundo Luciano Duarte, gerente técnico do Censo.

0 Replies to “Falta de recenseadores leva IBGE a prorrogar prazo da coleta de dados para o Censo”

Deixe uma resposta

scroll to top