“Um dia para celebrar a nós mesmos e nos ver como realezas”, diz Jonathan Raymundo, organizador do Wakanda in Madureira

1.jpeg

A próxima edição do festival Wakanda in Madurei, está marcada para o próximo 16 de outubro às 14H. O evento acontece no Espaço Cultura Rio Hip hop Charme, mais conhecido como Dutão, Viaduto de Madureira (RJ), espaço referência da cultura negra da cidade.  Neste dia, também vai acontecer o lançamento do DVD da dupla Lucas e Orelha, além de convidados que participaram da gravação do projeto.

O festival nasceu a partir de um piquenique feito no dia 16 de abril de 2018, que tinha como objetivo criar um espaço de acolhimento e de troca para as pessoas negras. “Nasce da necessidade que senti de reunir uma galera preta para além dos contatos virtuais.  A ideia era juntar o povo preto e gerar conexões”, conta Jonathan Raymundo. A organização do evento busca promover e celebrar as pessoas negras na região. É um dia para celebrar a nós mesmos e nos ver como realeza”, comunicou o festival.

Desde o seu início, o Wakanda é um festival para família, pois possui uma equipe responsável para cuidar das crianças, com atividades lúdicas e educativas.  A empreendedora e expositora do evento Luciana Rocha, responsável pela marca do setor de vestuário Obadelê, esteve presente desde a primeira edição. “Meu filho tinha apenas um aninho e ainda era no formato piquenique. Ele batucando na oficina de percussão e passando um tempinho nas barracas das colegas empreendedoras. Me sinto como se estivesse em uma grande reunião de família. Hoje o evento cresceu e percebo o cuidado dos organizadores em cada detalhe” conta ela.

Wakanda
 A ideia era juntar o povo preto e gerar conexões”, conta o organizador do evento. Foto: ASCOM

O festival também é um espaço para que artistas novos e consagrados possam mostrar seus trabalhos. Outro ponto importante do evento é a oportunidade que empreendedores negros, como a Luciana citada acima, têm de expor seus produtos em uma grande feira comunitária.”[Wakanda] significa pra mim um encontro lindo com pessoas pretas como eu e meu filho. Idealizado por gente como nós para nós. Aguardo ansiosa por cada nova data e programação. Além de ser uma oportunidade de ver a reação e colher opinião do nosso público no momento que eles estão tendo contato com as nossas peças,” completa ela sobre o evento.

Ao todo já foram realizadas 10 edições do evento, com a presença de mais 12 mil pessoas, 205 empreendedores, 50 artistas, 92 horas de arte e cultura preta e 28 educadores. A última edição, que aconteceu em agosto de 2022, contou com um público presente de 2930 pessoas, 10 artistas, 32 empreendedores e 40 famílias receberam cestas básicas.

Em 2019, o festival ganhou o Prêmio Maria Carolina de Jesus, na Assembleia Administrativa do Rio de Janeiro, em meio à comissão de Direitos Humanos. “Nosso diferencial é exatamente o de promover direitos humanos, mas de um jeito orgânico, na convivência, na relação, no entendimento político de que juntos somos potência”, como conta a organização do Wakanda.

Marina Lopes

Marina Lopes

Marina Lopes é jornalista e escritora juiz-forana, apaixonada pela palavra e por contar histórias através dela.

Deixe uma resposta

scroll to top