Estudante de direito faz publicação racista e é expulsa da Unifan

abstract-blur-and-defocused-bookshelf-in-library-scaled.jpg

Abstract blur and defocused bookshelf in library interior for background

Uma estudante de direito do Centro Universitário Nobre (Unifan), localizado em Feira de Santana, município baiano, foi expulsa nesta terça-feira (20), após publicar declaração racista em seu Twitter. A decisão da expulsão ocorreu após alunos da instituição protestarem e cobrarem providências. 

Em seu perfil na mídia social, que foi deletado após a repercussão do caso, a ex-estudante de direito escreveu ofensas a diversas pessoas e o sistema de educação universitária. “Odeio Lula porque ele inventou o Fies (financiamento estudantil) e colocou um monte de desgraça na minha faculdade”, disse a estudante.  Um outro usuário, que também excluiu a sua conta, respondeu dizendo “um monte ** *****”. Foi então que a aluna respondeu “pobre ou preto?”.  

Unifan
Print da conversa realizada no Twitter

As publicações repercutiram e causaram revolta em alunos da instituição e na população. Na tarde de segunda-feira (19), estudantes se mobilizaram e protestaram contra o racismo na porta da instituição entoando palavras de ordem como “racismo não tem vez”. Ainda como forma de protesto, uma outra aluna da instituição foi com uma placa à aula com os dizeres: “prazer, ‘desgraça’ que Lula colocou aqui”. 

Leia mais: Jogador Vinícius Júnior é alvo de comentário racista de empresário espanhol

Mais de 136 mil pessoas aderiram a renegociação do Fies

A Unifan publicou uma nota nas mídias sociais na terça-feira repudiando os comentários e afirmaram que o caso seria analisado e as medidas administrativas e legais cabíveis seriam tomadas. Nos comentários, alunos e a população cobraram providências e a expulsão dos envolvidos.

“O Centro Universitário Nobre vem, por meio desta, informar que repudia toda forma de preconceito e violência contra o próximo, sendo que, nesta-terça-feira, tomou conhecimento de postagens realizadas por um de nossos discentes que não condizem com os valores e políticas de nossa Instituição”.

Em comunicado a imprensa local, a faculdade confirmou que tinha aberto um processo administrativo contra a ex-aluna e encaminhado o caso para o Ministério Público. 

Na noite de terça-feira, o pró-reitor da instituição Gustavo Checucci fez o comunicado sobre a expulsão na presença de centenas de estudantes.

Laura Abreu

Laura Abreu

Laura Abreu é jornalista recém-formada pela universidade pública e, atualmente, trabalha como redatora. Durante a graduação e início da carreira, passou por veículo de comunicação regional e se envolveu com projetos de comunicação voluntários.

0 Replies to “Estudante de direito faz publicação racista e é expulsa da Unifan”

Deixe uma resposta

scroll to top