O jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid, foi alvo de um comentário racista por parte do agente de jogadores Pedro Bravo. Durante o programa “El Chiringuito”, da TV Espanhola, que foi ao ar na noite desta quinta-feira (15), o empresário disse que o jogador “tem que deixar de fazer macaquice”.
O comentário feito por Pedro Bravo, que é presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, faz referência às danças que o jogador faz ao comemorar os gols. “Você tem que respeitar o rival. Se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil”, critica o empresário.
Após a declaração, Vinícius Júnior recebeu o apoio de fãs, amigos e jogadores, que levantaram a hashtag #BailaViniJr nas redes sociais. Até o momento, o jogador Vinícius Júnior não se manifestou formalmente sobre o caso, mas compartilhou as homenagens de colegas do esporte como Neymar e Thiago Silva, em seu perfil.
De acordo com Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, o futebol ainda é muito racista, e ter pessoas negras nesse universo em posição de destaque, incomoda. Para ele, esse tipo de comentário ainda é muito recorrente no futebol pois o âmbito do futebol ainda não aceitou jogadores negros, apenas tolera, até certo ponto.
“Enquanto esses jogadores estiverem desempenhando o papel ou tendo o rendimento que muitos torcedores querem, eles serão aceitos e dificilmente serão alvos de preconceito. Mas a partir do momento que ele não atende à essas expectativas ou ele começa a quebrar paradigmas, romper o silenciamento e se manifestar, esse jogador começa a ser criticado e até certo ponto, perseguido”, critica.
Algumas horas depois da fala ser divulgada e viralizar, o agente divulgou um pedido de desculpas no seu perfil em uma rede social, lamentando o ocorrido, e afirmando que não pretendia ofender o jogador.
“Quero esclarecer que a expressão ‘fazer macaquice’ que utilizei mal ao qualificar a dança do Vinicius na comemoração dos gols foi de maneira metafórica (fazer idiotices). Como minha intenção não foi de ofender ninguém, peço sinceramente desculpas. Sinto muito!”, escreveu o empresário Pedro Bravo.
0 Replies to “Jogador Vinícius Júnior é alvo de comentário racista de empresário espanhol”