Professora da UnB lança livro “Escritos de liberdade” em Salvador

Ana-Flavia-Magalhaes-Pinto_Creditos-Midia-Ninja-scaled.jpg

Ana Flávia Magalhães Pinto_Créditos Midia Ninja

Nesta terça-feira (21), a autora Ana Flávia Magalhães Pinto lança o livro “Escritos de Liberdade: literatos negros, racismo e cidadania no Brasil oitocentista”, às 17h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Largo do Pelourinho). A obra da professora do Departamento História da Universidade de Brasília (UnB) apresenta um estudo detalhado sobre as articulações diretas e indiretas realizadas por homens negros, livres e letrados atuantes no cenário político-cultural das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX.

Ana Flávia Magalhães Pinto lança livro nesta terça-feira Foto: Midia Ninja

Luiz Gama, Machado de Assis, José do Patrocínio e mais um grande número de gente livre “de cor” buscaram conquistar e manter espaços no debate público sobre os rumos do país, bem como atuaram na defesa da cidadania de pessoas negras livres, libertas e escravizadas. Indo de encontro às cotidianas práticas de “preconceito de cor” e “ódio de raça”, fizeram da atuação em jornais um meio estratégico para a criação de formas de resistência, de confronto, mas também de diálogo.

A docente ressalta a importância do conhecimento para formação de uma identidade nacional. “Além da indiscutível importância de africanos e seus descendentes na formação nacional, o Brasil é atualmente um país de maioria populacional negra. Reconhecer os caminhos estabelecidos por indivíduos e grupos negros em defesa de seus lugares na liberdade e do respeito à cidadania é fundamental para que brasileiros e brasileiras até se localizem melhor na própria história do país”, completa a autora.

Ana Flávia Magalhães Pinto é doutora e pós-doutora em História pela Unicamp (2014 e 2017), mestre em História pela UnB (2006), graduada em Jornalismo pelo UniCEUB (2001) e História pela Unip (2017). Atualmente é também coordenadora nacional do GT Emancipações e Pós-Abolição da Anpuh (2017-2019) e coordenadora da Atividades Formativas do Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha (Latinidades).

Para a docente Ana Flávia, “O racismo é um elemento constitutivo da sociedade brasileira e até mesmo os dados estatísticos oficiais registram isso. O livro “Escritos de Liberdade” oferece uma oportunidade para que se reflita como homens negros, livres, letrados e que exerceram influência em espaços da cultura e da política nacional lidaram e conseguiram enfrentar esse problema ainda durante a vigência da escravidão e no imediato pós-abolição. Sem negar a agência dos sujeitos, a obra não deixa de lidar com um cotidiano de violência racial que autoriza prática de precarização da liberdade e da cidadania”.

Depois de Brasília, São Paulo e Salvador, “Escritos de Liberdade: literatos negros, racismo e cidadania no Brasil oitocentista” será lançado em Porto Alegre, Goiânia e Jataí (GO).

Serviço

Lançamento do livro “Escritos de Liberdade: literatos negros, racismo e cidadania no Brasil oitocentista”
Data: Dia 21 de maio,
horário: 17h
local: na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Largo do Pelourinho).
Entrada franca.
Classificação indicativa: livre.
O livro também está disponível para compra no link: http://www.editoraunicamp.com.br/produto_detalhe.asp?id=1179 .

0 Replies to “Professora da UnB lança livro “Escritos de liberdade” em Salvador”

Deixe uma resposta

scroll to top