O ex-vereador do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro (PL), teve sua candidatura a deputado federal indeferida na tarde desta quarta-feira (31). A decisão foi tomada após a votação de desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), cujo placar foi de 6 a 1.
A negação da candidatura de Monteiro teve como base a cassação de seu mandato na Câmara do Rio de Janeiro, no último dia 18. Naquela ocasião, por 48 votos a 2, o então vereador foi julgado por quebra de decoro parlamentar devido à uma acusação de estupro, gravação de uma relação sexual com uma adolescente, à simulação deum vídeo e a uma encenação com uma criança em um shopping.
Sua candidatura para a corrida eleitoral deste ano já havia sido formalizada junto ao TRE, mas corria risco de não ser eleito mesmo que continuasse a concorrer nas eleições de 2022, como consequência da decisão da Câmara do Rio. Ainda assim, Monteiro pretendia continuar concorrendo ao cargo político.
Leia também: Vereador Gabriel Monteiro tem mandato cassado após acusações de estupro e assédio
O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu, também, a devolução imediata de todo recurso disponibilizado a ele e a proibição do parlamentar de aparecer em horário eleitoral gratuito de rádio e TV. O ex-vereador ainda pode, no entanto, recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e conquistar a suspensão do indeferimento. Se mantida a decisão, Monteiro ficará inelegível por oito anos.
0 Replies to “Candidatura a deputado de Gabriel Monteiro é negada pelo TRE-RJ”