Jorge Lafond (1952-2003), um dos maiores símbolos LGBTs dos anos 90, terá a carreira contada no musical “Jorge Para Sempre Verão”. A produção do espetáculo abriu testes para encontrar o protagonista, com inscrições abertas até o dia 20 deste mês. O escolhido precisa atender aos seguintes requisitos: É preciso que seja “um ator negro, retinto, maior de 21 anos, com noções de canto e dança”. O texto da peça será de Aline Mohamad e Diego Mesquita, com direção do premiado Rodrigo França, também ator, produtor, autor e ativista.
Intérprete da personagem Vera Verão no programa “A Praça É Nossa”, do SBT, Lafond morreu há 19 anos, vítima de um infarto fulminante posterior a falência de múltiplos órgãos. Formado em artes cênicas e em educação física, o carioca chegou a trabalhar como mecânico, mas encontrou-se mesmo na dança, que o levou a viajar o mundo e, posteriormente, à Globo, onde integrou o corpo de bailarinos do “Fantástico”, em 1974.
Leia também: Rodrigo França, um presente de Papai Noel para o teatro e a cultura negra
Depois, vieram participações em “Viva o Gordo”, um personagem em “Sassaricando” (1987) e o papel fixo no elenco de “Os Trapalhões”, como o Soldado Divino, primo de Mussum (1941-1994), ocupou parte do espaço deixado por Zacarias (1943-1990) e rendeu boas risadas no quartel do Sargento Pincel (Roberto Guilherme). O sucesso foi tanto que logo após Lafond recebeu convite do SBT para “A Praça É Nossa”, onde se consagrou como Vera Verão.
O ator permaneceu no SBT por 10 anos e participou de programas da casa como o “Domingo Legal”, onde frequentemente era visto como repórter na pele da personagem de maior sucesso. Jorge Lafond completaria 70 anos em 29 de março de 2022 caso estivesse vivo, mas sua obra seguirá ultrapassando gerações através da cultura.
0 Replies to ““Jorge pra sempre verão”: Ícone LGBTs dos anos 90, Lafond terá carreira contada em espetáculo musical ”