Na próxima quinta-feira (10) será realizado o Ciclo de Palestra Regional “Racismo se combate em todo lugar”, promovido pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA), em parceria com Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA).
Segundo a organização, a atividade é um desdobramento da Campanha Nacional iniciada no último ano, que visa fomentar o debate sobre a necessidade de equidade étnico-racial no acesso a direitos e às políticas públicas de pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais.
O presidente da ADEP-Ba, Igor Santos, defende a realização do evento como um marco no processo de proteção e reparação social, sobretudo às pessoas pretas, vítimas de violações dos Direitos Humanos. “Realizar a assembleia na capital baiana, berço da diversidade racial, tem um significado mais robusto para nós. É um alerta em relação a tudo que construímos dentro e fora da Defensoria Pública, que se somam às reflexões de como as diversas formas de preconceito podem ser enfrentadas e combatidas”, aponta.
Programação
O ciclo tem início às 13h, com a realização da assembleia geral da ANADEP. No mesmo dia, às 17h, o presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé, e a socióloga e ex-ouvidora geral da DPE-BA, Vilma Reis, participam de uma mesa para a discussão sobre o combate ao racismo.
Leia também: ‘Sem a favela, o Brasil para’, diz Preto Zezé, presidente da Cufa
O evento conta ainda com uma oficina de turbante, além da participação da poetisa Luciene Nascimento e apresentação do Grupo Soul Tambor. Por conta da pandemia, será cobrado o passaporte da vacina e a quantidade de pessoas no Wish Hotel será limitada. Além disso, todos os participantes devem fazer o uso de máscara.
A entrada é gratuita, mediante uma inscrição prévia, que pode ser feita, clicando aqui.