A Mangueira tirou a poeira dos porões, abriu alas para heróis de barracões, levantou a multidão e, com isso, conquistou o carnaval de 2019. Com o enredo “História para ninar gente grande”, a Estação Primeira chegou ao seu 20º título, o segundo sob o comando do carnavalesco Leandro Vieira. Em segundo lugar ficou a Viradouro e em terceiro, a Unidos de Vila Isabel.
Penúltima a desfilar na segunda-feira, a Verde-Rosa iniciou sua apresentação com uma comissão de frente potente, com uma encenação que mostrava índios e negros lutando contra colonizadores e depois rasgando páginas do que representariam os livros atuais – que trazem os europeus como heróis. Num segundo momento, após a derrota dos colonizadores, Cacá Nascimento, de 11 anos, surge com roupa de estudante e nas mãos um novo livro, com a História contada pela Mangueira, cujas páginas traziam a palavra ‘presente’.
O tom crítico permaneceu ao longo de todo o desfile, que mostrou uma alegoria com os ditos heróis nacionais em meio a faixas com a palavra “assassinos” e em cima de corpos. Na última ala, mais uma homenagem a Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro executada no dia 14 de março de 2018, e a todos que morreram lutando por seus ideais ou por causa deles. Além da bandeira com seu rosto dela, a mulher dela, políticos e artistas que conviveram com a vereadora carregaram uma representação da bandeira nacional, mas em verde e rosa, com os dizeres: “índios, pretos e pobres” no lugar de “ordem e progresso”. Motivo de protesto nas redes sociais, a filha e os pais de Marielle não foram convidados a participar da desfile.
Após a cerimônia de premiação chamou a atenção a felicidade de Robson Negão, porteiro do barracão da Verde e Rosa, que não largou o troféu de primeiro lugar e em entrevista ao vivo disse: “Esse título é nosso, somos os heróis de barracão”.
A Mangueira volta a desfilar no próximo sábado, na Marquês de Sapucaí, no desfile das campeãs. Os ingressos serão vendidos a partir de amanhã, das 10h às 17h, na bilheteria localizada atrás do setor 11.
Veja abaixo o resultado final do Grupo Especial:
1º – Mangueira
2º – Viradouro
3º – Vila Isabel
4º – Portela
5º – Salgueiro
6º – Mocidade
7º – Unidos da Tijuca
8º – Paraíso do Tuiuti
9º – Grande Rio
10º – União da Ilha
11º – Beija-Flor
12º – São Clemente
13º – Imperatriz (rebaixada)
14º – Império Serrano (rebaixada)
Resultado final da Série A
1º – Estácio de Sá (subiu para o Grupo Especial)
2º – Acadêmicos do Cubango
3º – Unidos do Porto da Pedra
4º – Império da Tijuca
5º – Acadêmicos de Santa Cruz
6º – Renascer de Jacarepaguá
7º – Unidos de Padre Miguel
8º – Unidos de Bangu
9º – Inocentes de Belford Roxo
10º – Unidos da Ponte
11º – Acadêmicos da Rocinha
12º – Acadêmicos do Sossego
13º – Alegria da Zona Sul (rebaixada)