Tiktok “vira jornal” da geração Z, aponta pesquisa
Tiktok “vira jornal” da geração Z, aponta pesquisa
Tiktok - Foto: Divulgação/Pixabay
Levantamento revela que as redes sociais são a principal fonte de informação para os jovens e que esse grupo confia menos no YouTube e no Instagram para consumir notícias.
Há quem diga que a rede social TikTok é apenas um aplicativo de dancinhas ou trends virais, onde se assistem a vlogs e se aprendem novas receitas. No entanto, uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center revela que, entre a geração Z, o TikTok também se tornou um dos principais meios de informação sobre notícias.
O levantamento mostra que jovens de 18 a 29 anos, nos Estados Unidos, afirmam que a plataforma é sua principal fonte de notícias, superando redes que existem há mais tempo, como YouTube e Instagram. Cerca de 43% dos entrevistados citaram o TikTok, número que coloca o aplicativo chinês à frente do YouTube e do Facebook (41% cada) e do Instagram (40%). Já plataformas como o X (ex-Twitter) e o Reddit aparecem bem atrás, com 21% e 18%, respectivamente.
Tiktok se torna a plataforma onde a geração Z se informa, segundo pesquisa Foto: Divulgação/Pixabay
A pesquisa também indica que as redes sociais estão assumindo o papel de fonte primária de informação para esse grupo etário: 76% dos entrevistados afirmam consumir notícias apenas por meio dessas plataformas, percentual significativamente superior ao de quem acessa sites de notícias (60%) ou newsletters por e-mail (28%).
Metade dos jovens ainda declarou confiar “um pouco ou muito” no conteúdo que consome nas redes sociais, atingindo o mesmo nível de confiança atribuído à mídia tradicional. Apesar de chamar atenção, o dado não é totalmente novo. Em 2023, o mesmo estudo apontava que apenas 32% dos jovens usavam o TikTok como fonte regular de notícias, o que evidencia um crescimento ao longo do tempo.
Para acompanhar essa demanda e o ritmo da nova geração, o TikTok vem implementando ferramentas voltadas à informação. A plataforma lançou o recurso Footnotes, que permite a checagem colaborativa de fatos, além da possibilidade de inserir links de artigos em vídeos. A empresa também afirma trabalhar com verificadores independentes em mais de 130 países, como parte do esforço para garantir a veracidade do conteúdo.
Post Views:0
Relacionado
Layla Silva
Layla Silva é jornalista e mineira que vive no Rio de Janeiro. Experiência como podcaster, produtora de conteúdo e redação. Acredita no papel fundamental da mídia na desconstrução de estereótipos estruturais.
Um vídeo filmado nesta segunda-feira (28) mostra uma abordagem violenta a um jovem negro por dois seguranças, no Salvador Shopping. A violência atingiu mais um menino que também não foi…
Após passar anos sendo proibida de usar seu cabelo natual na escola, a estudante britânica Ruby Williams, hoje com 18 anos, moveu uma ação contra a Urswick School, no leste…
O alvará de soltura para o DJ Rennan da Penha, que estava preso na Penitenciária de Bangu, Zona Oeste do Rio, desde abril, foi expedido nesta sexta-feira (22), pela juíza…
A escritora, psicóloga, teórica e artista portuguesa Grada Kilomba confirmou presença na 17ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que acontece de 10 a 14 de julho, no litoral sul…
A essa altura, o beabá da história do pós-abolição da escravidão é de conhecimento geral: negros livres e delegados à própria sorte (lê-se “azar”) sem o menor amparo. O que…
Com uma carreira de 16 anos, a atriz, cantora e compositora Luellem de Castro, de 23, tem encantado o público como a doce Talíssia em Malhação: Vidas Brasileiras. Na ficção,…
Neste sábado (01), a tradicional Festa de Yemanjá recebeu o título Patrimônio Cultural de Salvador. De acordo com a Fundação Gregório de Mattos (FGM), a homenagem à divindade do Candomblé,…
Sexta edição da Inclui PcD está marcada para os dias 2 e 3 de setembro O mês de setembro, quando é lembrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência…
A escola estadual José Faria Neto, localizada entre os municípios Campos Novos e Abdon Batista, em Santa Catarina, foi derrubada no feriado da Semana Santa, para a surpresa dos moradores…
O cantor britânico Zayn Malik, de 32 anos, revelou ter sofrido racismo, bullying e xenofobia durante o período em que integrava a banda One Direction. A denúncia foi feita por…