Justiça reduz pena de Robinho após ele fazer cursos e ler livros na prisão

IMG_1734.jpeg

O ex-jogador Robinho teve 69 dias de sua pena reduzidos após participar de cursos, estudos e leituras na Penitenciária Dr. José Augusto Salgado, em Tremembé (SP). A decisão foi publicada pela Justiça de São Paulo no fim de outubro de 2025 e contou com o aval do Ministério Público do Estado.

De acordo com os autos, o benefício foi concedido com base na Lei de Execução Penal e nas normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que permitem a remição da pena por meio de atividades educacionais. Robinho acumulou 132 horas em 11 cursos realizados entre abril de 2024 e janeiro de 2025, além de 464 horas de aulas do ensino médio, concluídas em dezembro. A leitura de cinco livros também contribuiu para o abatimento de parte da sentença.

Embora a Justiça não tenha divulgado os títulos das obras nem os cursos feitos, a decisão reconhece o empenho do detento em ações que promovem o aprendizado e a reintegração social. A Resolução nº 391/2021 do CNJ prevê quatro dias de redução de pena para cada livro comprovadamente lido, além de incentivos a quem participa de atividades escolares ou profissionalizantes.

Robinho ganha redução de 69 dias na pena após atividades educacionais (Foto: Divulgação/Santos

Robinho está preso desde março de 2024, cumprindo pena de nove anos de reclusão por estupro coletivo, ocorrido em 2013, na Itália. A condenação foi confirmada pela Justiça italiana em 2022 e homologada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no início de 2024, permitindo que a execução da pena ocorresse no Brasil.

Detido na unidade conhecida como o “presídio dos famosos”, o ex-jogador tenta manter um perfil discreto. Em vídeo divulgado pelo Conselho da Comunidade de Taubaté, ele negou ter privilégios na penitenciária. Apesar de insistir em sua inocência, as investigações e interceptações telefônicas realizadas na Itália apontaram sua participação no crime.

Leia também: MPF emite parecer favorável a prisão de Robinho

Deixe uma resposta

scroll to top