Presidente Lula disse nesta segunda feira que acordo com Trump deve acontecer nas próximas semanas
Um dia depois de se reunir com Lula em Kuala Lampur, na Malásia, para iniciar formalmente as negociações comerciais sobre às tarifas de 50% impostas pelos EUA a produtos brasileiros, Donald Trump afirmou a jornalistas que a reunião que teve com o presidente brasileiro foi “muito boa” e voltou a elogiar Lula. Trump também desejou parabéns a Lula que completa hoje 80 anos.
“Tivemos uma reunião muito boa, vamos ver o que acontece. Não sei se alguma coisa vai acontecer, mas veremos. Eles gostariam de fazer um acordo. Vamos ver, agora mesmo eles estão pagando, acho que 50% de tarifa. E quero desejar feliz aniversário ao presidente, hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e foi muito impressionante”, afirmou Trump antes de embarcar para o Japão.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Nesta segunda feira (27), Lula também disse estar otimista com o resultado da reunião, segundo o presidente a expectativa é de fechar um acordo nas próximas semanas. Lula também afirmou que “acho que vamos fazer um bom acordo” .
Leia também: Lula: em poucos dias teremos uma solução definitiva entre EUA e Brasil
Na reunião realizada no domingo (26), o presidente do Brasil entregou a Donald Trump uma lista de reivindicações, entre elas o pedido de fim de tarifaço e das sanções impostas aos ministros do STF e ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo Lula, a impressão é que logo não haverá mais problemas entre os dois países. Lula afirmou também que sempre estará em contato com Trump durante as negociações.
Esta foi a primeira vez que os chefes de estado se reuniram oficialmente para falar sobre as tarifas. Além de tentar fechar um acordo sobre o tarifaço, Lula e Trump também falaram sobre Bolsonaro, China e a crise entre EUA e Venezuela.









