Número de brasileiros na pobreza triplica em seis meses, diz FGV

gettyimages-1200802368-pobreza.jpg

Foto: Getty Images

O número de pobres no Brasil saltou de 9,5 milhões em agosto de 2020 para mais de 27 milhões em fevereiro de 2021, segundo um Levantamento da Fundação Getúlio Vargas.

 Em março deste ano, sem auxílio emergencial, o Brasil passou a viver o pior nível de pobreza de toda a série histórica que começa em 2012. Atualmente, quase 117 milhões de brasileiros não se alimentam como deveriam, com qualidade e em quantidade suficiente. Destes, 19 milhões não tem nem o que comer.

Quem mais sofre com a pobreza no Brasil é justamente quem está na base da pirâmide: mulheres, negras de favela e periferia, chefes de família e com pouco estudo. Uma pesquisa, feita em 128 municípios brasileiros, mostra que a pandemia acelerou um processo que o país já estava enfrentando desde 2015.

As regiões mais afetadas são a Nordeste e a Norte onde encontram-se o maior índice de desemprego e a diminuição da renda familiar. Quase quase 60% dos entrevistados dessas regiões contaram com auxilio emergencial, suspendo há cinco meses.

brasileiros na pobreza
O número de brasileiros na pobreza triplicou em seis meses

Leia também: Pandemia: pobreza na América Latina aumenta e atinge os níveis mais altos dos últimos 12 anos

Brasileiros na pobreza e volta do auxílio emergencial

O pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial 2021, com valores que variam de R$ 150 a R$ 350, começou nesta terça-feira (06. O pagamento para quem nasceu em janeiro cairá hoje em conta digital aberta pela Caixa Econômica Federal. O dinheiro, entretanto, não poderá ser sacado agora, somente no dia 4 de maio. Ele poderá, entretanto, ser utilizado para para compras, transferências e pagamento de contas, pelo aplicativo Caixa Tem.

Serão pagas quatro parcelas do benefício. A primeira delas será paga ao longo de abril, até dia 30, quando receberá quem nasceu em dezembro. No total, serão quatro parcelas. O calendário de pagamento do auxílio segue o mês de nascimento dos beneficiários. Confira aqui!

0 Replies to “Número de brasileiros na pobreza triplica em seis meses, diz FGV”

Deixe uma resposta

scroll to top