Confusão: ativista português anti-imigração pede retorno de brasileiros no 7 de Setembro, em Lisboa

WhatsApp-Image-2025-09-09-at-10.49.49.jpeg

Brasileiros que se manifestavam na Praça do Comércio, em Lisboa, no domingo (07) foram surpreendidos pelo ativista anti-imigração, Afonso Gonçalves. Para celebrar a independência, curiosamente, os brazucas carregavam bandeiras do Brasil, dos Estados Unidos e de Portugal, enquanto faziam o ato na antiga metrópole que colonizou o país. “Por que querem um país independente para depois estarem no nosso país a celebrar a sua independência? Ridículo”, debochou o português.

O ativista chegou no ato, pediu o microfone e ganhou a palavra, ele iniciou com elogios a Bolsonaro, até aí estava sendo aplaudido, mas ao dizer que desejava que brasileiros voltassem pra sua terra foi xingado por alguns manifestantes.

“Eu gostaria de passar uma mensagem de apreciação pelo Bolsonaro, que acho que é um grande líder da direita a nível mundial. E considero que aquilo que está a ser feito no Brasil contra o Bolsonaro e contra o povo da direita, é uma injustiça. E aquilo que está a acontecer hoje em Portugal é que temos a vir para Portugal bandidos autênticos, vindos muitos deles do Brasil, muitos deles são lulistas e que venham para aqui promover o tráfico de droga, a prostituição”, disse o português enquanto brasileiros aplaudiam.

Brasileiros que se manifestavam na Praça do Comércio, em Lisboa, no domingo (07) foram surpreendidos pelo ativista anti-imigração, Afonso Gonçalves – Foto: Reprodução redes sociais.

Mas seguiu falando e pediu retorno dos brasileiros a sua terra natal:

“Eu defendo a remigração dos brasileiros de Portugal, porque eu considero que apesar dos laços históricos que unem os brasileiros e os portugueses, vocês brasileiros deveriam ter uma nação que cuidasse de vocês, que é a vossa nação e que é a vossa casa… Os brasileiros, certamente, serão mais felizes no Brasil”, disse o luso, que logo em seguida foi vaiado e xingado por uma brasileira.

Mesmo após o clima esquentar alguns manifestantes ainda foram agradecer ao ativista, mas o desfecho do vídeo chama atenção, pois o ativista endureceu a crítica em tom jocoso:

“Tornaram-se independentes de Portugal. Se lembram da independência de Portugal. Isso é um motivo para estarem tão contentes e tão felizes em celebração e em festa. Então a minha questão é porque é que celebram a independência de Portugal em Portugal e não a independência em relação a Portugal no Brasil? Porquê querem um país independente para depois estarem no nosso país a celebrar a sua independência? Ridículo”, afirmou.

Leia mais notícias por aqui: Deu ruim no inglês: apoiadores lançam #BolsonaroFree e acabam pedindo “livre-se de Bolsonaro”

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top